TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Trabalho Universitário: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

Globalização e os impactos socioeconômicos

Resumindo:

Conceitos: diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.

Esse processo teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI, foi gerado pela necessidade que os paises desenvolvidos tinham da dinâmica do capitalismo de formar laços econômicos e políticos que permitam maiores facilidades de exportação e importação de produtos e materia-prima. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

Seus Impactos

No mundo: globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e gera uma maior liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações .

O impacto mais visível é na área de comunicação, onde a tecnologia abriu as portas para a ampliação das transmissões de informações, e aumentou o contato entre pessoas de outros países, através da televisão e principalmente internet.

No mercado de trabalho: este setor, também teve grande influência dos avanços tecnológicos, causando alterações nas indústrias e empresas, onde a mão de obra passou a ser qualificada e as máquinas tomaram seus lugares para fazer serviços pesados. Vale ressaltar, que o empregado deve estar sempre atualizado, fazendo cursos e treinamentos para melhorar o seu desempenho e sua competitividade no mercado. É importante, ser empreendedor e usar a criatividade para pegar algo comum e fazer com que vire algo inovador. Outro ponto importante é produzir rápido sem perder a qualidade, pois com o aumento da concorrência cada minuto conta. Um exemplo de ideia de sistema de produção que vem crescendo no mercado é o Just in Time, que é uma produção por demanda onde não há estoque de materiais, eles chegam na hora de serem produzidos e logo depois já são encaminhados para seus compradores.

Na cultura: Os países que controlam a produção cultural em massa acabam por instaurar um padrão comportamental e produtivo. É o caso dos Estados Unidos, que ao se tornarem potência econômica e política, passaram a ditar modelos a serem seguidos. Processo unilateral de produção e difusão em massa da cultura constitui a chamada Indústria Cultural. Este termo surge no início do século XX, Na época, o rádio despontava como o grande veículo de difusão em massa. A indústria cultura atinge seu ápice com a invenção da televisão. É vantajoso o acesso a culturas diferentes, o qual permite que o conhecimento de costumes, religiões, modos de vida se espalhem pelo mundo. Nenhum campo de estudo foi tão importante para a consolidação da aldeia global quanto à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com