TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Casos: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  4.591 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1.

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, por exemplo, Mercosul ou União Europeia - foi resultado desse processo econômico.

O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

O fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet e a TV) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado, pois com a internet tudo se tornou possível, e até aqueles que não tinham grande acesso a internet consegue ter visivelmente a globalização pela televisão.

Passo 2.

Outsourcing é uma expressão em inglês que quer dizer terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

O outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.

Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, algumas vezes os custos do outsourcing podem ser maiores do que os previstos.

PASSO 3.

Escolha uma empresa como exemplo e pesquise mais detalhadamente como ela se adaptou ao processo de globalização. Faça um estudo de caso. Demonstre como ela se expandiu além de suas fronteiras, como e por que pode ser considerada uma marca global, como sua cadeia de produção e/ou distribuição atua em diversos países, como ela se vincula ao mercado de capitais (todas as empresas globais são vinculadas ao mercado de capitais), qual sua relação com a mão de obra etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com