TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Globalização

Você sabe o que é globalização?

Bom, pra quem não sabe, a globalização nada mais é do que um processo econômico e social que estabelece um certo nível de integração entre as pessoas de todo o planeta e suas culturas, ou seja, tudo se misturando.

O termo globalização é usado em tudo hoje em dia, ciências, geografia, historia, economia, administração, enfim...TUUUUDOOO...

Com esse processo, as pessoas e seus governos, trocam todo e qualquer tipo de informação, realizam transações comerciais e financeiras, espalhando assim, seus aspectos culturais e suas noticias pelo mundo.

Muitos historiadores afirmam que este “processo” teve sua origem no inicio do século XV e XVI, com as grandes navegações dos europeus e suas descobertas nos continentes, ou seja, antes do homem europeu estabelecer contato com os povos dos outros continentes, fazendo uma “mistura” de raças e culturas, cada um vivia de um certo modo, fechado no seu próprio mundo, com suas crenças e culturas particulares.

Mas, esta informação é um equivoco,  este processo se efetivou realmente com a 3° Revolução industrial, com os avanços das maquinas e tecnologias,o surgimento da internet, que só apareceu na segunda metade do século XX,  isto impulsionou muito todo o processo da Globalização Econômica, permitindo um novo meio de circulação das informações vindo de vários lugares do mundo, transformando o contexto em que tudo se encontrava. Com isso, conseguimos entender que a Globalização só é possível por causa do meio técnico cientifico informacional (conjunto de tecnologias que permite com maior fluidez o giro da informação).

Com estes avanços,na década de 1970 houveram duas grandes crises, obrigando o Capitalismo a se reformular, elas foram “a crise do petróleo” e a “crise da mão de obra”, essas crises obrigaram as empresas buscarem novos mercados, utilizando cada vez mais recursos tecnológicos, a fim de baratear os custos com a mão de obra, passando a mão de obra para os países que compõem o tigre asiáticos, lembrando que Japão e China não fazem parte, e estabelecerem contatos comerciais e financeiros de uma forma muito mais rápida,mais eficiente e mais barata. Essa foi uma das grandes transformações do sistema capitalista.

Com esta transformação do sistema, e os avanços tecnológicos, por exemplo, uma empresa brasileira pode realizar uma reunião com uma filial sediada na Coréia do Sul, sem a necessidade dos brasileiros viajarem ate lá, ou os coreanos viajarem aqui para o Brasil, estes contatos podem ser feitos através de videoconferências, utilizando as tecnologias disponibilizadas, um exemplo bastante utilizado nas empresas é o SKYPE, ele permite que troquem desde pequenas mensagens, ate uma chamada de vídeo.

Esta facilidade também acontece para contatos pessoais e familiares também, manter o contato e saber noticia de alguém que foi morar longe, por exemplo, cada dia esta ficando mais fácil de manter este contato. Antigamente, bem antigamente, era necessário mandar um mensageiro para enviar qualquer tipo de noticia dentro do próprio meio (aquela pessoa ia correndo ate o destinatário e passava a sua mensagem... coitado... sem contar que demorava demais). Mais pra frente vieram as cartas, que vamos combinar, com a agilidade que nós estamos acostumados, esperar que uma carta chegasse com noticias de outro pais é quase uma eternidade, afinal, hoje em dia, em questão de segundos desenvolvemos uma conversa com alguém que esta no outro cômodo da nossa própria casa, do mesmo jeito que conversamos com alguém do outro lado do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com