TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gorduras fundidas e quentes e catalisadores

Tese: Gorduras fundidas e quentes e catalisadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

As gorduras fundidas e quentes e o catalisador são todos injetados no fundo do hidrolisador.

A hidrólise das gorduras ocorre em contracorrente no hidrolisador, a 485°F (252°C) e 600 psi (41 atm), continuamente, com os glóbulos de gordura ascendendo contra a fase aquosa descendente.

A fase aquosa, depois de dissolver a glicerina separada (cerca de 12%), afunda e é separada.

A fase aquosa com a glicerina é evaporada e purificada.

A fase com os ácidos graxos no topo do hidrolisador é seca mediante a vaporização da água, e aquecida.

Num destilador a alto vácuo, os ácidos graxos são destilados e separados dos resíduos, e retificados.

O sabão é formado pela neutralização contínua com soda cáustica a 50%, num neutralizador a alta velocidade.

O sabão bruto é descarregado, a 200°F (93°C), num tanque de homogeneização, lentamente agitado, para eliminar desigualdades de neutralização. Neste ponto, o sabão contém de 0,002 a 0,10% de NaOH, de 0,3 a 0,6% de NaCl e cerca de 30% de H2O. Este sabão pode ser extrudado, moído, reduzido a flocos ou atomizado, conforme o produto que se deseja.

As operações podem ser detalhadas da seguinte forma: a pressão sobre o sabão líquido e elevada a 600 psi (41 atm), e o sabão e aquecido ate 485°F (252°C) num trocador de calor a alta pressão. Este sabão é lançado num tanque de flash a pressão atmosférica, onde ocorre uma secagem parcial (até cerca de 20%) em virtude de o sabão estar bem acima do seu ponto de ebulição a pressão atmosférica. Este sabão viscoso, empastado, é misturado à quantidade desejada de ar, num trocador de calor com a parede raspada mecanicamente, no qual o sabão também é resfriado por uma salmoura que circula pela carcaça externa de 220°F até cerca de 150°F(104 a 66°C). Nesta temperatura, o sabão é extrudado na forma de uma fita e cortado em barras. A operação se completa pelo resfriamento, pela cunhagem e pela embalagem.

A equação abaixo representa genericamente a hidrólise alcalina de um óleo ou de uma gordura:

Subproduto: Glicerina

A glicerina (ou glicerol) é um subproduto da fabricação do sabão. Por esse motivo, toda fábrica de sabão também vende glicerina. Ela é adicionada aos cremes de beleza e sabonetes, pois é um bom umectante, isto é, mantém a umidade da pele. Em produtos alimentícios ela também é adicionada com a finalidade de manter a umidade do produto

A glicerina, por exemplo interagem com a superfície do material que se deseja umectar (pele, cabelo, produto alimentício) e também com a água. A interação com a água ocorre por meio de pontes de hidrogênio

Outra utilidade da glicerina é na fabricação do explosivo conhecido como nitroglicerina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com