TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graficos Exel

Trabalho Universitário: Graficos Exel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 8

7.1. Gráfico

O Gráfico é um instrumento que possibilita transmitir muitas vezes o significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples. Sendo assim, o programa Microsoft Excel 7.0 permite a criação de vários tipos de gráficos de forma prática e eficiente, baseado nas informações fornecidas por suas planilhas.

Não adianta nada você saber efetuar a confecção de um gráfico se não souber a que finalidade se destina determinado gráfico. Desta forma você correrá o risco de apresentar um gráfico que não seja adequado a uma determinada situação.

7.2. Os Tipos de Gráficos

Para se criar um gráfico é preciso primeiro conhecer o tipo de informação que se deseja transmitir, pois um gráfico poderá informar de forma visual as tendências de uma série de valores em relação a um determinado espaço de tempo, a comparação de duas ou mais situações e muitas outras situações. Todo gráfico gerado pelo Microsoft Excel 7.0 é dinâmico, ou seja, quando é alterado um dos dados de uma planilha em que um gráfico se baseia o gráfico também é atualizado.

A maior parte dos gráficos desenhados no Microsoft Excel 7.0 utiliza os dados em relação a um eixo X horizontal e a um eixo Y vertical, podendo o eixo X conter um escala de categorias como: valores, faixas etárias, medidas métricas, anos, meses, dias da semana, localidades geográficas, etc. O eixo Y poderá conter os valores definidos dentro de uma planilha. O gráfico é um objeto gráfico que você poderá efetuar cópia, movimentação, alteração do tamanho e mudança de seu estilo de apresentação.

Cada tipo de gráfico é adequado para uma diferente situação a ser analisada. Se um gráfico for definido de forma incorreta, poderá ocorrer a análise errada de uma situação, causando um série de interpretações distorcidas do assunto em questão, tornando desta forma o desenho do gráfico sem qualquer efeito aproveitável. Entre gráficos mais utilizados estão: Linhas, Área, Colunas, Torta, Dispersão (XY), Radar, 3D e Rosca.

7.3. Como Construir um Gráfico

Utilizaremos a planilha Projeção de Vendas para construir o gráfico. O gráfico é desenhado de acordo com a faixa de células previamente selecionada da planilha. O gráfico em questão terá a finalidade de demonstrar a projeção dos valores de vendas de diversos produtos durante o primeiro trimestre de um determinado ano em relação à taxa de projeção aplicada a cada mês. Para se definir a construção de um gráfico é necessário em primeiro lugar, carregar o arquivo que será alvo de nossa aplicação.

A seguir, para gerar um gráfico desta planilha será necessário efetuar uma alteração: o cancelamento do espaço em branco existente na linha 5. Par tanto posicione o ponteiro do mouse sobre a linha 5, ou seja, em cima do número 5 e dê um clique para marcar esta linha. Em seguida execute o comando Editar/Excluir. A figura mostra como deverá ficar a aparência da sua tela após esta execução. Esta operação se faz necessária, pois se a linha em branco for mantida, esta causará um distorção no desenho do gráfico.

Em seguida, selecione a faixa de células A4:A10, como indicado na figura. Depois segurando a tecla <CTRL>, será selecionado a faixa de células C4:C10. A tela deverá ficar idêntica à aparência da figura.

Agora execute o comando Inserir/Gráfico. Neste instante, será apresentada a opção de se elaborar o gráfico na mesma folha em que se encontra a planilha (Nesta Planilha), ou em outra folha (Como Nova Planilha). Para criar o gráfico neste momento, selecione a opção Como Nova Planilha. Em qualquer uma das duas opções selecionadas será apresentada a caixa de diálogo Auxiliar Gráfico que permitirá a criação do gráfico em cinco etapas. A figura mostra esta caixa de diálogo na Etapa 1 de 5.

Perceba que a caixa de diálogo Auxiliar Gráfico apresenta na barra de título a indicação Etapa 1 de 5 e no campo Intervalo mostra a localização das faixas de células da planilha que serão utilizadas para a confecção do gráfico. Dê um clique sobre o botão Próxima >, para ser posicionado na Etapa 2 de 5. Como padrão, é mostrado o gráfico do tipo Coluna. Você poderá escolher qualquer um dos 15 tipos. Por se tratar de um exercício dirigido, mantenha por hora o gráfico Coluna.

Dê um clique sobre o botão Continuar >, para avançar para a Etapa 3 de 5.

A Etapa 4 de 5 permite que sejam feitas algumas alterações no objeto gráfico.

Na Etapa 4 de 5, é possível modificar a aparência do gráfico, por exemplo, clique a opção Seqüência de Dados em:, e veja como ficará o gráfico. A figura mostra esta alteração. Não se esqueça de voltar a opção para Coluna, clique sobre o botão Continuar >, para ser posicionado na Etapa 5 de 5.

A Etapa 5 de 5 apresenta a possibilidade de se inserir no gráfico, títulos e também a apresentação ou não das legendas. A figura mostra um exemplo desta etapa com os campos preenchidos. Neste momento, basta dar um clique no botão Finalizar para o gráfico ser construído e inserido na nova folha de trabalho

Para visualizar melhor o gráfico, execute o comando Exibir/Zoom, selecione Ajustar Seleção e clique OK. Tudo o que você aprendeu sobre objetos anteriormente é válido para este, pois o gráfico desenhado é um objeto. Como o gráfico proposto deverá exibir a projeção de vendas do primeiro trimestre, falta ainda definir as faixas correspondentes aos meses Fevereiro e Março.

Para definir o mês de Fevereiro, é necessário que você ative a folha de planilha. Para tanto pressione simultaneamente as teclas <CTRL><PAGE DOWN> ou dê um clique com o mouse na guia Plan1. Assim que este comando é executado, é apresentada a folha de planilha, selecione então a faixa de células D4:E10 e execute o comando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com