TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guindastes

Ensaios: Guindastes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  1.376 Visualizações

Página 1 de 3

Guindastes Fixos ou Gruas Também chamada de guindaste universal de torre é um equipamento desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, tanto na horizontal como na vertical, tendo sido criada bem antes da 2ª. Guerra Mundial na Europa foi mantida a sua concepção inicial sem grandes alterações até os dias de hoje. Desta forma podemos dizer que é um equipamento de grande durabilidade e versatilidade, tendo manutenção adequada, poderá ser utilizado por várias décadas. Ela é uma estrutura metálica de grande porte, pode ter altura de trabalho de 10 metros até 150 metros ou mais. Criação rápido graças à ausência de topo hastes ou penas ou contra pluma base transversal rebatível, montagem caneta sequenciais Sistemas de Controle com frequência.

Fixas sobre chumbadores:

O guindaste é fixado e sustentado por uma base de concreto no solo onde a base não é reutilizada, recomendada em obras de longa duração ou onde o solo possua bom grau de compactação/dureza para que seja otimizada a base de concreto.

COMO FUNCIONAM:

O guincho oferece grande mobilidade para realizar as operações, porque tanto pode ser erguido ou baixado verticalmente quanto girar horizontalmente, em círculo, acompanhando sua superestrutura.

A torre serve de suporte para o braço horizontal que se prolonga em direções opostas e em comprimentos distintos. A extremidade mais curta do braço possui um contrapeso; na outra, o mecanismo de suspensão movimenta-se sobre um trole. A capacidade de carga aumenta à medida que o trole trabalha mais próximo da torre central.

Consiste em uma torre treliçada de aço montada em uma base fixa. Um gancho no topo da torre é suspenso por cabos e polias.

Sistemas mobilidade Horizontal: transporte manual, carrinhos, jericas, portas-pallets, dumpers, “bob-cats”, etc.

Sistemas mobilidade vertical: elevador de obras, guincho de coluna, sarrilho, talha, etc.

Indiferentemente de suas características peculiares todos os guindastes seguem alguns princípios mecânicos que ilustram o uso de uma ou mais “máquinas simples” para criar uma vantagem mecânica:

A alavanca: Um guindaste de contrapeso contém um eixo horizontal (a alavanca) Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto apropriado do fulcro para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a outro objeto. O princípio da alavanca permite que uma carga pesada unida à extremidade mais curta do eixo possa ser içada por uma força menor aplicada no sentido oposto (extremidade mais longa do eixo). A relação do peso da carga à força aplicada é igual à relação dos comprimentos do braço mais longo e do braço mais curto, e é chamada a vantagem mecânica.

Principio da alavanca A polia: Um guindaste de jib possui um suporte inclinado (o jib), esse suporta um bloco de polia fixo. Os cabos são enrolados varias vezes em volta de um bloco fixo e presos a outro bloco que se unira à carga a ser içada. Quando a extremidade livre do cabo é puxada manualmente ou por uma máquina, o sistema da polia emprega uma força à carga que é igual à força aplicada multiplicada pelo comprimento do cabo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com