TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é, e para que serve o guindaste fixo

Trabalho acadêmico: O que é, e para que serve o guindaste fixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  2.760 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. Introdução...................................................................................03

2. ATPS Etapa 1.............................................................................03

2.1 O que é, e para que serve o guindaste fixo.............................03

2.2 Sistemas mobilidade vertical e horizontal.................................03

2.3 Cabos utilizados........................................................................04 - 06

2.4 Sistemas mecânicos entre outros e materiais confeccionados...............................................................................06 - 12

3. Conclusão...................................................................................13

4. Referências.................................................................................14

Introdução:

Pesquisar sobre as estruturas e montagens dos guindastes fixos utilizados para içar objetos e

materiais de construções. Listar fatores importantes para que possa existir o bom

funcionamento de um guindaste e condições de equilíbrio levando em consideração:

Etapa 1

Pesquisar sobre as estruturas e montagens dos guindastes fixos utilizados para içar objetos e materiais de construções. Listar fatores importantes para que possa existir o bom funcionamento de um guindaste e condições de equilíbrio levando em consideração o sistemas mobilidade vertical, sistemas de mobilidade horizontal, material confeccionado, cabos utilizados e sistemas mecânicos entre outros.

2.1 O que é, e para que serve o guindaste fixo

O guindaste fixo, também conhecido como Grua é um dos equipamentos mais utilizados na movimentação de cargas dentro do canteiro de obras e nos portos do mundo sem eles seria praticamente impossível o avanço da tecnologia dos paises. No Brasil e no mundo, sua utilização está sendo cada vez mais comum e vem aumentando significativamente devido à expansão das engenharias.

2.2 Sistemas mobilidade vertical e horizontal

A grua é um equipamento desenvolvido para movimentar cargas horizontalmente e verticalmente em diversos segmentos da engenharia. Este equipamento se tornou um item de fundamental importância para a construção civil e em outras vertentes da engenharia devido à sua eficiência e segurança.

O guindaste de torre (grua) se caracteriza pelo fato da lança ser suportada por uma estrutura metálica vertical denominada “torre”. A característica básica que torna possível a denominação “grua” é a existência de uma lança (horizontal, inclinada ou articulada), que é suportada por uma torre vertical metálica (fixa ou giratória) (Lichtenstein; 1987).

O maior objetivo da utilização de gruas é a racionalização do transporte de materiais e componentes no canteiro de obras. Se a utilização da grua dentro do canteiro de obras for bem planejada, a movimentação de cargas se torna muito eficaz e segura. Sua grande eficiência na movimentação de cargas é a possibilidade de transporte horizontal e vertical, além da sua capacidade de movimentação de materiais de grandes proporções.

2.3 Construções e Tipos de Cabos

Construção de um cabo de aço é o termo usado para indicar o número de pernas, a quantidade de arames em cada perna, a sua composição e o tipo de alma. No desenho ao lado estão indicadas as partes de um cabo de aço.

As pernas dos cabos podem ser fabricadas em uma, duas ou mais operações, conforme sua composição. Nos primórdios da fabricação de cabos de aço as composições usuais dos arames nas pernas eram as que envolviam várias operações, com arames do mesmo diâmetro, tais como: 1 + 61 12 (2 operações) ou 1 + 6/12/18 (3 operações). Assim eram torcidos primeiramente 6 arames em volta de um arame central. Posteriormente, em nova passagem, o núcleo 1 + 6 arames era coberto com 12 arames. Esta nova camada tem por força um passo (distância em que um arame dá uma volta completa) diferente do passo do núcleo, o que ocasiona um cruzamento com arames internos, e o mesmo se repete ao se dar nova cobertura dos 12 arames com mais 18, para o caso da fabricação de pemas de 37 arames.

Com o aperfeiçoamento das técnicas de fabricação, foram desenvolvidas máquinas e construções de cabos que nos possibilitam a confecção das pemas em uma única operação, sendo todas as camadas do mesmo passo. Assim surgiram as composições "Seale", "Filler" e "Warrington", formadas de arames de diferentes diâmetros. Estas composições conservam as vantagens das anteriores e eliminam sua principal desvantagem, ou seja, o desgaste interno ocasionado pelo atrito no cruzamento dos arames.

Na composição "Seale" existem pelo menos duas camadas adjacentes com o mesmo número de arames. Todos os arames de uma mesma camada possuem alta resistência ao desgaste.

A composição "Filler" possui arames principais e arames finos, que saem de enchimento para a boa acomodação dos outros arames. Os arames de enchimento não estão sujeitos às especificações que os arames principais devem satisfazer. Os cabos de aço fabricados com essa composição possuem boa resistência ao desgaste, boa resistência à fadiga e alta resistência ao amassamento.

"Warrington" é a composição onde existe pelo menos uma camada constituída de arames de dois diâmetros diferentes e alternados. Os cabos de aço fabricados com essa composição possuem boa resistência ao desgaste e boa resistência à fadiga.

Por outro lado, ainda existem outros tipos de composições que são formadas pela aglutinação de duas das acima citadas, como por exemplo, a composição "Warrington-Seale", que possui as principais características de cada composição, proporcionando ao cabo alta resistência à abrasão conjugado com alta resistência à fadiga de flexão.

AF

Almas de fibra: As almas de fibra em geral dão maior flexibilidade ao cabo de aço. Os cabos de aço podem ter almas de fibras naturais (AF)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com