TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guindastes e elevadores de pórticos

Tese: Guindastes e elevadores de pórticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Pontes rolantes

Pontes rolantes são usadas para elevação e transportes de cargas, são aplicadas nos mais exigentes processos industriais, onde se requer movimentação de carga com qualidade e segurança, seja em ambientes abertos ou fechados. As pontes rolantes são vistas como equipamentos de alta eficiência por terem um processo de operação simples e pelo bom desempenho de seus componentes mecânicos e elétricos.

Segundo Nassar, (1984) a ponte rolante é uma máquina de elevação do tipo guindaste de ponte (porte rolante) e os principais equipamentos que fazem parte desta máquina são os seguintes, guindaste de ponte rolante, elevador e guincho. No Brasil quem rege o projeto é a norma da ABNT (associação brasileira de normas técnicas) a NBR 4800

Segundo Tamasauskas, (1982) é preciso ter algumas informações antes de projetar uma ponte rolante, tais com: objetivo do equipamento, classificação dos mecanismos, estrutura com forme a norma NBR 8400, tensão elétrica de alimentação, rotação dos motores elétricos, velocidade dos movimentos, comprimento do caminho de rolamento e a carga máxima que a ponte rolante pode suporta.

Componentes

Ponte

É a principal estrutura da ponte rolante, é responsável pelo movimento de profundidade, uma ponte rolante é composta por duas cabeceiras e ela pode ser une-viga ou dupla viga.

Cabeceiras

Ficam localizadas nas pontas superiores das vigas. As cabeceiras são aonde vão fixadas as rodas que são acionadas por uma caixa de engrenagem, que é alimentada por um motor elétrico, as rodas se movimentam em cima dos trilhos que formão o caminho de rolamento.

Vigas

A ponte rolante pode ter uma só viga, ou pode ter duas vigas, quando o projeto da ponte rolante tem apenas uma viga se ganha o nome de ponte une-viga, e quando a ponte rolante tem duas vigas ganha-se o nome de ponte dupla-viga.

Carro talha

O carro talha percorre sobre as vigas da ponte rolante, é nele que fica localizado o sistema de elevação talha, que cuida do movimento vertical e transversal do equipamento.

Talha

A talha pode ser acoplada no carro ponte, ou também pode ser montada sobre a viga principal da ponte com a ajuda de um trolley para poder se deslocar na lateral da ponte, a talha necessita de um cabo de aço ou corrente com um dispositivo de elevação para levantar uma suposta carga, para os movimentos da talha é usado um motor um motor elétrico com freio eletromagnético que é acionado por uma botueira.

Trolley

O trolley é o responsável por fazer a talha correr em cima da viga da ponte rolante, na maioria das vezes o movimento do trolley é feito por um motor elétrico que aciona uma caixa de engrenagem.

Ponte rolante uni-viga

São as pontes rolantes que são projetadas com duas cabeceiras, e apenas uma única viga e um ou dois carros trolley para dar sustentação à talha, o carro trolley percorre na aba inferior da viga da ponte rolante.

Ponte dupla viga

São as pontes rolantes que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com