TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero

Tese: Gênero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trata-se da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental, na realização do mesmo busca-se conceituar a comunicação que é parte integrante da prática pedagógica do professor. É, portanto, o elo entre educador e alunos. A comunicação verbal é indispensável em sala de aula. Geralmente, prestamos mais atenção nesta comunicação, pois ela é explícita e não depende de interpretação para seu entendimento. Porém, existe outra forma de comunicação que, silenciosamente, encontra-se presente no ambiente escolar tanto quanto a verbal. Ela está implícita nos movimentos do corpo, e sua identificação requer um olhar atencioso: é a linguagem corporal.

Gênero textual

Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócios históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.

O termo “narrar” vem do latim “narrativo” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Narrador: é o que narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens, observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeira pessoa; narra e participa da história e, contudo, narra os fatos à medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com as demais personagens).

Tempo: é um determinado momento em que os personagens vivenciam as suas experiências e ações. Pode ser cronológico (um dia, um mês, dois anos) ou psicológico (memória de quem narra, flashback feito pelo narrador).

Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.

Enredo: é a trama, o que está envolvido na trama que precisa ser resolvido, e a sua resolução, ou seja, todo enredo tem início, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Personagens: através das personagens, seres fictícios da trama, encadeiam-se os fatos que geram os conflitos e ações. À personagem principal dá-se o nome de protagonista e pode ser uma pessoa, animal ou objeto inanimado, como nas fábulas.

Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não têm interrupções.

Conto: é uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.

Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.

É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos como foram citados, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Os gêneros textuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc

Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

Em linguística, tipo textual refere-se à estrutura composicional dos textos. Hoje, admite-se cinco tipos textuais, a saber: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato narrado. Além disso, é comum aparecerem nomes de personagens e um "clímax" em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.

Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. A descrição é muito recorrente em diversos gêneros textuais. Os textos injuntivos, por sua vez, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução. A argumentação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. São os chamados textos dissertativos.

A NECESSIDADE DA LINGUAGEM CORPORAL NO ENSINO- APRENDIZAGEM

O ensino na educação infantil tem sua precisão de ser valorizada, visto que obviamente base para qualquer individuo saber se socializar precisa desde então do ensino-aprendizagem, por isso todo e qualquer método usado para transmitir tal conhecimento é de grande relevância para o ensino. E de acordo com Carmo Junior (1995, p. 19) a descoberta da linguagem, a criança encontra sua cultura, sua humanidade física e direta. Seria o primeiro brilho do prazer vivo e vigoroso, da vontade métrica e poética. Neste aspecto o corpo estabelecido no mundo acaba na primeira dança da vida. No sentido de representação todo ser é um artista e todo ato faz sentido. Eis uma noção da subjetividade com a palavra, com as coisas.

É essencial que seja mostrado diversos meio para a criança se expressar na classe, e dentre tantas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com