TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperador Nero

Artigo: Imperador Nero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Artigo  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

NERO

Nero foi um imperador que governou Roma durante 14 anos. Seu nome inteiro é Nero Cláudio César Augusto Germânico, em latim seu nome é Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus.

Nero nasceu com o nome de Lúcio Domício Enobarbo. Era descendente de uma das famílias mais importares de Roma. No ano de 54, com a morte de Cláudio, seu padrasto e genro, Nero se tornou o imperador de Roma com apenas 17 anos. Agripina, mãe de Nero, e o filosofo Sêneca, seu mestre, pediram para Cláudio adotar Nero um pouco antes de morrer pois Agripina e o filosofo queriam que Nero ficasse no poder.

Nero entrou em conflito com a mãe, pois ela pretendia dominar Roma usando ele. Sêneca e o prefeito de Roma se tornaram conselheiros de Nero e os primeiros anos de seu governo foram muito felizes para Roma.

Agripina foi posta de lado e inconformada procurou belas mulheres para Nero se casar. Em 59 Nero manda assassinar sua mãe. Com a morte de Agripina, Nero se sentiu livre, tornando-se um tirano. Seu governo ficou maldoso e ficou conhecido como um dos mais vergonhosos de Roma. Nero se divorciou de Otávia e se casou com Pompéia. Logo depois Otávia foi assassinada. Nero tomou varias propriedades fazendo disto, uma fonte de renda.

A paixão de Nero era pela a arte dramática e pelos espetáculos o que o levou a atuar como poeta e músico e a participar de corridas de biga.

Em 64 um incêndio destruiu bastante coisa em Roma e Nero foi acusado de ter colocado fogo na cidade. Mas não existem provas de ter sido ele o causador desse acontecimento. Nero acusou os cristãos, que já eram odiados e agora eram também perseguidos.

Nero matou Pompéia, grávida, com um pontapé no ventre. Tornou-se paranóico com medo de ser assassinado. Ficou desacreditado por oficiais do exercito, nobres e intelectuais, com isso, foi buscar apoio nos pobres dando trigo para eles.

Em 66, casou-se com Messalina, viajou para Grécia, que na época era dominada pelo Império Romano. Nero libertou a Grécia tornando-a em um estado independente.

Quando Nero voltou a Roma encontrou uma situação insustentável, rebeliões nas principais províncias do Império. Perdeu o apoio dos guardas que protegiam sua família. Foi declarado pelo Senado inimigo público número um. Nero fugiu para uma propriedade no campo, onde se matou com o auxilio de seu secretário.

Nero morreu aos trinta anos e com a sua morte terminou a dinastia descendentes de Júlio César, iniciando a primeira grave crise de sucessão no Império.

Mesmo depois de morto Nero continuou sendo adorado pelos pobres e pelos gregos, eles acreditavam que ele havia reaparecido três vezes no Oriente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com