TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Textual “carta argumentativa” com alunos da 8º

Tese: Gênero Textual “carta argumentativa” com alunos da 8º. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  Tese  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 5

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Identificar e esclarecer como trabalhar o Gênero Textual “carta argumentativa” com alunos da 8º série do ensino fundamental.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Definir o que é Gênero Textual;

• Delimitar o Gênero Textual carta argumentativa;

• Problematizar a questão do desuso do Gênero Textual carta argumentativa;

• Trabalhar o Gênero Textual carta argumentativa em sala de aula;

• Classificar os inúmeros tipos de cartas;

• Determinar como será usado o Gênero Textual carta argumentativa em sala de aula.

3. JUSTIFICATIVA

Decidimos fazer o nosso projeto com o tema Gênero Textual “carta argumentativa”, para buscar fazer com que os alunos da 8º série vejam a importância do Gênero Textual “carta argumentativa”, por ser um gênero que está em desuso com a era tecnológica. Essa nova geração de alunos, talvez, nem conhece o que é uma carta, com tantas tecnologias ao seu dispor.

Faremos o projeto não com a intenção de substituir a era digital, mas para que esse conhecimento venha a contribuir para formar cidadãos críticos e participativos, questionando os seus direitos.

4. PROBLEMATIZAÇÃO

Como abordar o Gênero Textual carta argumentativa de maneira a contribuir para desenvolver habilidades de escrita, exigir diferentes estímulos, retomar a carta como instrumento de comunicação. Hoje com a era digital, continuamos usando as cartas, porém online. Muitos dos gêneros textuais, são usados virtualmente.

5. METODOLOGIA (em fase de pesquisa)

Em nosso projeto utilizaremos pesquisas bibliográficas e observação em sala de aula.

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os estudos sobre os Gêneros Textuais não são recentes, porém, estão em constantes pesquisas e debates, por ser um tema de suma importância presente em nosso cotidiano. Os alunos e comunidade em geral, a todo o momento, mesmo sem saber estão produzindo e vivenciando os gêneros textuais.

Há vários conceitos de gêneros textuais, buscaremos defini-los de uma maneira simples e objetiva, sem deixar de frisar a importância dos mesmos na vida dos alunos e da sociedade como um todo.

Pretendemos descrever o gênero a partir do conceito de Gêneros Discursivos de Bakhtin (1953/1973) Apud COSTA, 2012, esse autor evidencia que devemos observar o nosso cotidiano, nele há várias atividades ou praticas discursivas, ou seja, o primeiro gênero que apareceu na humanidade foi a “oralidade”.

Bakhtin classifica esse gênero como primário e nem por isso é menos importante que os outros gêneros, a partir do gênero discursivo, Bakhtin menciona o surgimento do gênero secundário, de acordo com seus estudos, o gênero primário tornou-se secundário, através da escrita, e com advento da tecnologia há outros exemplos de “gêneros secundários emergentes”, (COSTA, 2012; p. 20), que podemos encontrar na internet, esses novos gêneros possuem características próprias, por exemplo, participar de um bate papo online é diferente de conversar pessoalmente, ambos são gêneros discursivos.

Em breves palavras (BAKHTIN, apud COSTA, 2012), todo gênero é classificado em três dimensões:

a) os conteúdos (conversa, carta, palestra, entrevista, noticias, resumo...) tornam-se conteúdos por si só, e não por orações prontas.

b) os textos em específicos (narrativo, argumentativo, descritivo, etc.).

c) a linguagem em suas unidades e configurações, ou seja, o estilo nesse âmbito, a produção de um gênero textual, sempre terá uma interação com o meio social.

Os estudos de gêneros textuais de acordo com (BRONCKART, Apud, COSTA, 2012), confirma a teoria de BAKHTIN, “a dimensão discursiva produzida, constituída na interação verbal realidade fundamental da linguagem”.

Os gêneros textuais, quaisquer que sejam, oral, escrito, são produtos históricos, há inúmeros tipos de Gênero Textual e com a era digital surgem novos gêneros:

Segundo (COSTA, 2012; p. 25), ele organizou um quadro explicativo com gêneros textuais, frisamos que o quadro abaixo é apenas alguns exemplos dos incontáveis gêneros textuais existentes.

QUADRO 1.

Discursos (formações discursivas / domínio discursivo)

Gêneros do discurso / Gêneros textuais

RELIGIOSO Hagiografia

Homilia

Ladainha

Parábola

Prece / oração / reza

Sermão, etc.

JORNALÍSTICO Artigo jornalístico

Breves / curtas

Carta de leitor

Crônica

Debate

Editorial

Entrevista

Manchete

Noticia

Reportagem

Tirinha, etc.

ACADÊMICO Abstrato

Artigo científico

Conferência

Dissertação

Ensaio

Hand-out

Resenha

Resumo

Palestra

Paper

Sumário

Tese, etc.

LITERÁRIO Autobiografia

Biografia

Comédia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com