TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDROSTATICA E CALORIMETRIA

Trabalho Escolar: HIDROSTATICA E CALORIMETRIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 2 DA ATPS DE HIDROSTATICA E CALORIMETRIA

PRINCÍPIOS DE PASCAL E ARQUIMEDES

TEMPERATURA E MEDIÇÃO DE TEMPERATURA

PASSO 1

Uma casa que tem sua caixa d’água 6 m acima do nível da rede pública ou nível da rua necessitaria de uma pressão mínima para que a água “suba” até a caixa d’água de :

P1-P2 = Patm + ᶴ . g . (h2-h1)

P1-P2 = 1,01.10^5 + 0,998.10^3 . 9,8 . 6

P1-P2 = 1,6.10^6 Pa.

A pressão mínima que a água da rede pública teria que ter para abastecer essa caixa seria de 1,6.10^6 Pa.

PASSO 2

Um reservatório, praticamente padrão, utilizado nas residências que pode funcionar por gravidade ou com uma bomba, para armazenamento da água que vem da rua para distribuição na casa, a água tem seu nível controlado por um sistema chamado de sisterna, evitando assim que ocorra qualquer tipo de transbordamento e também que falte água, esse sistema é composto por uma boia e um tampão , que quando o nível de água chega ao seu máximo, o tampão fecha a passagem de água, assim impedindo que a água transborde, e de acordo com o uso da água, a passagem é aberta para que o reservatório volte a ser completo, por conta da bóia que acompanha o nível da água.

PASSO 3

Componentes de baixo custo usados para construção de um sistema de aquecimento solar:

Componente

Quantidade

Placas

2

Reservatório

Tubos 32 mm

4m

Tubos 20 mm

4m

Registro de esfera

1

Adaptador 32 mm 1″

1

Joelhos

6

Caps

4

Flanges 1″

2

Flanges 3/4″

2

Flange 1/2″

1

T chuveiro

1

Torneira de bóia

1

Pescador

1

Dimmer

1

Haste de acionamento do dimmer

1

Adesivo Plexus 310**

90g

Pintura ***

100g

Fio de fixação, cobre 2,5 mm

3m

Aplicação do sistema na residência:

No reservatório, por ser mais pesada que a água quente, a água fria ficara no fundo do reservatorio. Baseado nessa lei da física é que foi criado o reservatório térmico (de baixo custo) desse Aquecedor Solar de água.

O reservatório é alimentado pela água da rede pública A (água fria) por uma torneira de bóia. Essa água é direcionada para o fundo do reservatório por um tubo (redutor de turbulência) encaixado na torneira de bóia.

Esse tubo, além de direcionar a água fria direto para o fundo do reservatório, tem a função de evitar turbulências, misturando momentaneamente as camadas de água quente e fria.Pela conexão 1 a água (fria) sai do reservatório para os coletores, e depois de aquecida nesses coletores pela irradiação solar, retorna para o reservatório pela conexão 2 para ser armazenada "quente" e ficar disponível para consumo pela conexão B através de uma bóia pescador, cuja função é captar a camada superior de água de dentro do reservatório (mais quente).

PASSO 4

A instalação do equipamento solar é extremamente importante para o seu bom funcionamento, sendo indispensável uma orientação técnica especializada, para a sua execução. A placa coletora é a responsável pela captação da energia solar , sendo o principal componente do equipamento. Em sua instalação, devem-se evitar locais sujeitos a sombreamento, viabilizar sua orientação para o norte geográfico e inclina-lo adequadamente, conforme a latitude local e o período de maior utilização do sistema.

TIPOS DE INSTALAÇÃO

Existem dois tipos de instalação do sistema de aquecimento solar que são definidos pela forma de circulação da água entre o reservatório e coletor solar podendo ser natural ou forçada.

Circulação livre ou Termosifão

Os Aquecedores solares instalados com Circulação Natural ou Termosifão são de extrema confiabilidade e

baixíssima manutenção, mas exigem um cuidado maior no seu projeto e instalação.

Termosifão é o nome dado ao movimento que ocorre dentro de um circuito hidráulico fechado, quando a água é aquecida, sofrendo variação em sua densidade. A água aquecida fica mais leve (menos densa) e tende a subir e a água fria, mais pesada ( mais densa), tende a descer, promovendo um movimento natural, e formado camadas térmicas de água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com