TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPERQUERATOSE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO DE PODOLOGIA DE GOIANIA

ANDREIA QUEIROZ DE SOUZA

HIPERQUERATOSE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Podologia de Goiânia como pré-requisito parcial para aprovação e obtenção da diplomação do curso Técnico em Podologia, sob a orientação da professora Elaine Batista Rodrigues Alves.

GOIÂNIA, GO

2019/2

Este trabalho é dedicado à minha filha (Larissa de Souza Borba), que sempre esteve ao meu lado me apoiando e me dando força para concluir essa etapa de minha vida.

Agradecimentos

Agradeço em primeiro lugar a Deus, pela coragem e determinação para a conclusão deste curso, por sempre iluminar o meu caminho por onde tenho andado;

A minha filha, que contribuiu me dando força para estar concluindo o curso de graduação;

Aos meus irmãos que se demostraram atenciosos e dedicados as minhas correrias e estudos, acreditando em mim, (Odeone Queiroz de Souza e Jalles Queiroz de Souza);

Aos amigos conquistados durante essa jornada, pelos momentos de alegrias compartilhados e por tudo que aprendemos e vivemos juntos;

Ao Instituto de Podologia de Goiânia - Goiás;

A Professora: Agradeço em especial a ela, Elaine Batista Rodrigues Alves, obrigado professora pelo apoio e orientação, o que me ajudou para o desenvolvimento deste trabalho e nos resultados obtidos.

Aos professores de todas as fases da minha vida que somaram e agregaram novos e reais conhecimentos a este graduando;

Enfim a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para a concretização deste trabalho.

Prometo, no exercício da profissão de Podólogo, ser sempre fiel aos deveres da honra, da lei e da ciência. Tudo farei pela saúde e pela vida daqueles que me foram confiados. Prometo cumprir este juramento com fidelidade.

(JURAMENTO DO PODÓLOGO)

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo orientar e informar sobre o que é Hiperqueratose, o tratamento para qualquer patologia e sua prevenção para um resultado eficaz. Apresentamos um caso real de uma paciente que realizou um procedimento para o tratamento da hiperqueratose, a mesma foi orientada a retornar periodicamente para avaliação e prevenção.

PALAVRAS-CHAVE: Hiperqueratose, Fissura Calcâneas, Plano de Tratamento.

Sumário

1 - INTRODUÇÃO        7

2 - PAPEL DO PODÓLOGO        7

3 - METODOLOGIA        8

4 - HIPERQUERATOSE        9

4.1 - Tratamento        10

4.2 - Tipos de Tratamento        10

4.3 - Orientações Práticas        11

5 – ESTUDO DE CASO        12

5.1 - Justificativa        12

5.2 - Desenvolvimento        12

5.3 - Primeiro passo no atendimento da paciente        12

5.4 - Segundo passo no atendimento - Tratamento        13

6 - CONCLUSÃO        14

7 - REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA        15

8 – ANÉXOS        16

1 - INTRODUÇÃO

O pé possui 26 ossos, 2 sesamóides, 114 ligamentos e 20 músculos. Todas essas partes estão interligadas através de tecidos conjuntivos, vasos sanguíneos e nervos, sendo todo esse complexo revestido por camadas de pele, que é o órgão que determina seu limite com o meio externo. A hiperqueratose é considerada a camada da pele com maior resistência. Essa camada é encontrada nos pés de uma forma mais espessa devido ao peso do corpo que recai sobre eles. Os pés sustentam todo o peso corporal, um dos fatores que leva à ocorrência de algumas podopatologias, sendo uma delas a hiperqueratose.

2 - PAPEL DO PODÓLOGO

Podologia é a área da saúde que estuda e cuida dos pés. Seu objetivo não é apenas estético, como muitos podem pensar. Esta ciência é dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés.

Suas atividades têm o objetivo de prevenir e tratar lesões nos pés e orientar os pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados. O podólogo possui conhecimentos em fisiologia, patologia, anatomia, microbiologia e imunologia. Isso posto, fica caracterizado o papel fundamental do podólogo na saúde dos seus pés.

Dentre as patologias mais comuns tratadas por um podólogo, podemos citar:

  • Joanetes
  • Feridas
  • Calosidades
  • Verrugas
  • Unhas encravadas
  • Olho de peixe
  • Fissuras
  • Micose
  • Úlcera dos pés
  • Psoríase
  • Pé diabético
  • Pele seca
  • Excesso de transpiração
  • Mau cheiro

3 - METODOLOGIA

A pesquisa científica pode ser entendida como uma procura de informações elaborada de maneira sistêmica, ordenada, racional e obedecendo a certas normas, com o objetivo de solucionar determinado problema proposto, e contribuir para a ampliação do conhecimento.

Gil (2002) enfatiza que a pesquisa é desencadeada quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionado ao problema.

Conforme Yin (2005), a investigação deve ser gerida por um projeto de pesquisa que objetiva vincular os dados empíricos às questões iniciais do estudo de forma lógica, o que permitirá chegar em última análise, às suas conclusões.

Em uma pesquisa quantitativa o pesquisador se preocupa com a medição objetiva e quantificação do resultado. Esse tipo de pesquisa busca incessantemente a exatidão, aferição e perfeição, procurando impedir distorções nas análises e interpretação dos dados, o que de certa forma visa assegurar as conclusões obtidas diante dos estudos. Para Moreira (2002) de maneira contrária a pesquisa qualitativa abdica total ou quase totalmente das abordagens matemáticas no tratamento dos dados, trabalhando preferencialmente com as palavras oral e escritas, com sons, imagens, símbolos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (341.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com