TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Artigo: HISTÓRIA DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Com as grandes mudanças ocorridas no mundo, nas últimas décadas, tornou-se evidente que a sociedade agrária havia sido transformada pela revolução industrial, em que a força maior era o homem, no qual na sociedade industrial a máquina passou a substituir o trabalho manual. Desde então a indústria de alimentos surgiu no Brasil, juntamente com o processe de industrialização, e cresceu em especial nos anos 20, com um aumento de capital que era investido no setor de transformação de matérias-primas agropecuárias de 15% para 40,2%.

No entanto, entre as indústrias de transformação, a indústria de alimentos, é a que mais se destaca no cenário socioeconômico produtivo.

2. HISTÓRIA DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS

A história da Engenharia de Alimentos no mundo afora não tem um marco inicial exato, é uma evolução natural e paulatina da Engenharia Química sendo aplicada no ramo da indústria alimentícia e afins.

No entanto, na América Latina existe, sim, um divisor de águas, que é a criação da FEA, a Faculdade de Engenharia de Alimentos, na Unicamp, o primeiro curso de EA na América Latina.

O curso começou em 1967, sendo idealizado pelo professor André Tosello, como um curso tecnológico com o objetivo de reunir em um profissional o conhecimento desarticulado da indústria alimentícia na época, em que se podia contar nos dedos de uma mão as grandes marcas do ramo e profissionais desde químicos a veterinários trabalhavam com alimentos. O curso foi baseado em semelhantes na Europa e Estados Unidos, que começavam a montar um modelo de Engenharia de Alimentos e começou nas instalações do Instituto Tropical de e Pesquisas e Tecnologia de Alimentos, antes que os prédios da FEA ficassem prontos.

Na época, uma pesquisa apontava que, na média, a família brasileira consumia 400 calorias a menos que o recomendado, ficando em um estado de má alimentação, tornando a criação de tal curso muito propícia.

A primeira turma, composta por 6 alunos (Antônio de Melo Serrano, Iracema de Oliveira Moraes, José Benício Nunes de Miranda, Luiz Henrique Marchi, Maria Amélia Chaib Moraes e Manoel Machado Pereira) se formou em 1970, com o reitor Zeferino dizendo “Está nascendo, aqui, a história da engenharia de alimentos no Brasil”.

Nesses anos de Engenharia de Alimentos no país, foram feitas algumas descobertas e invenções notáveis pelos nossos profissionais, como o desenvolvimento de uma máquina para processamento de leite de soja, utilizada no mundo todo, bem como a descoberta da primeira bactéria de solo que produz açúcar natural (não engorda nem causa cáries).

A indústria de alimentos se beneficiou, e muito, dos conhecimentos e capacidades desse profissional nos últimos anos. A ‘explosão’ da aplicação de tecnologias nos processamentos de alimentos trouxeram grandes avanços na forma como os produtos chegam até o consumidor, sendo uma relação benéfica tanto para a empresa, que desenvolveu processos mais economicamente viáveis, quanto para o cliente, que ganhou alimentos de melhor qualidade.

3. CONCLUSÃO

Concluiu-se que a história da Engenharia de Alimentos, no mundo não teve um marco inicial, mas sabe-se que foi através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com