TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campus de Palmas Curso de Engenharia de Alimentos.

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2][pic 3]


[pic 4]

Universidade Federal do Tocantins

Campus de Palmas

Curso de Engenharia de Alimentos.

Trabalho apresentado a matéria de Administração Economia e Organização, ministrada pelo Professor Guilherme Benko, do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins.

Palmas – TO

Abril/2015

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

1.2        Objetivos        

1.2.1        Objetivo Geral        

1.2.2        Objetivos Específicos        

2.        ANÁLISE DA OPORTUNIDADE E DO SETOR        

3.        DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO        

3.1        Missão        

3.2        Valores        

3.3        Visão        

3.4        Metas        

3.5        Práticas de Responsabilidade Socioambiental        

4.        ESTRATÉGIAS        

4.1        Estratégias de Entrada        

4.1.1        Processo de Fidelização.        

4.2        Captação de Clientes - conquistar, manter, encantar e fidelizar clientes.        

4.2.1        Controle dos Clientes (CRM).        

4.3        Marketing e Vendas.        

4.4        Vendas        

4.5        Redes        

5.        Recursos Necessários        

5.1        Análise Financeira        

6.        Fornecedores        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como proposta apresentar o perfil do ambiente no qual se vislumbra uma oportunidade de negócio, que propõem a oferecer a população Palmense, uma nova maneira de consumo e degustação de frutas de qualidade, sendo em um ambiente diferente do que se tem oferecido na cidade, visando influenciar o hábito para o consumo de frutas para melhor desempenho da saúde, levando em consideração uma cidade de temperatura muito quente.

Segundo uma Pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o consumo de frutas mostrou que apenas 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 400 gramas por dia. O hábito de consumir frutas é pequeno, mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo, avalia o estudo da CNA, tendo um resulta que a alimentação brasileira ainda não é muito saudável, pois o grande consumo associa na redução de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e alguns tipos de cânceres.

O ambiente nos oferece uma oportunidade de um negócio, onde também podemos aproveitar os produtores regionais na questão de desenvolvimento econômico como trazer as frutas de outros estados, mesmo sendo aquelas bem conhecidas dos supermercados, mas com tratamento de melhor qualidade e também as tropicais de grande influência nacional.

Os hábitos de fazer caminhadas e exercícios em Palmas têm crescido muito, principalmente nos fins de tarde na Praça dos Girassóis, uma boa oportunidade para incentivar ao consumo de frutas e o suco natural em um mesmo estabelecimento.

  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral

Implantar uma frutaria de excelente qualidade, visando atender a clientela de médio e alto poder aquisitivo da área comercial de Palmas – Tocantins.

  1. Objetivos Específicos

  • Identificar o local para instalar o empreendimento;
  • Buscar parcerias com produtores locais;
  • Adquirir materiais necessários;
  • Realizar divulgação do novo empreendimento.

  1. ANÁLISE DA OPORTUNIDADE E DO SETOR

Palmas, fundada em 20 de maio de 1989, após a criação do Estado do Tocantins pela Constituição de 1988, foi criada nas pranchetas dos arquitetos urbanistas, depois pelas mãos dos trabalhadores locais e outros vindos de todo o País, e, por fim, só veio a ser implantada como Capital definitiva em 1º de janeiro de 1990, com a instalação dos poderes constituídos (após a alocação na capital provisória, Miracema do Tocantins). A Capital do Tocantins nascia como a realização dos anseios seculares de autonomia de um povo.

Após vinte e três anos sua população passa dos 200.000 habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.

De um modo geral, a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas. Palmas possuiu as mais importantes taxas de crescimento demográfico do Brasil nos últimos dez anos, recebendo pessoas de quase todos os estados brasileiros. Segundo estimativas do IBGE, o município atingiu um crescimento populacional de mais de 110% em 2008 comparando com a população residente em 1996, saindo dos 86.116 habitantes para uma estimativa de 184.010 habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com