TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM SOCIEDADE E CULTURA

Trabalho Escolar: HOMEM SOCIEDADE E CULTURA. Pesquise 785.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  1.637 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1: Nota: Não gerada

Observe as seguintes proposições:

I. As manifestações culturais portuguesas, as nações indígenas e os diferentes povos africanos produziram uma cultura extremamente sincrética.

II. Três situações que influenciaram a identidade no Brasil: a chegada dos portugueses, o genocídio de povos indígenas e a chegada dos africanos escravos.

III. A marca mais nítida no processo de formação cultural brasileira é a ausência da miscigenação em sua base.

Assinale a alternativa precisamente correta.

Alternativas

1 - Somente a proposição I está correta.2 - Somente a proposição II está correta.3 - As proposições I e II estão corretas 4 - As proposições II e III estão corretas5 - As proposições I, II e III estão corretas.Sua resposta

3 - As proposições I e II estão corretas

--------------------------------------------------------------------------------

Questão 2: Nota: Não gerada

Sobre a formação de uma identidade nacional é interessante o exemplo do livro “O guarani” de José de Alencar. Neste romance os personagens Peri e Cecília representam o primeiro casal da nação brasílica. Peri, índio recém convertido ao cristianismo (1995, p. 268-279), e Cecília a portuguesa que assumiu os valores da nova terra (1995, p. 279-280). Outro aspecto importante na formação da nacionalidade presente na obra de Alencar trata-se da língua falada no Brasil. Embora o português fosse o idioma corrente, ele foi modificado pela natureza brasileira.

Tendo em vista o fragmento acima e os conhecimentos sobre a formação da identidade nacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas

1 - A identidade nacional, no caso brasileiro, foi formada exclusivamente pela submissão dos índios e dos negros aos costumes europeus sem modifica-los.2 - As identidades nacionais são forjadas na construção coletiva de símbolos comuns, no cotidiano da sociedade.3 - As identidades nacionais são formadas exclusivamente pelas heranças dos povo nativos que estavam presentes antes da colonização do país.4 - As identidades nacionais é dada exclusivamente pela localidade em que o país está situado.5 - É muito difícil falar de identidade no Brasil, pois não há uma identidade brasileira.Sua resposta

2 - As identidades nacionais são forjadas na construção coletiva de símbolos comuns, no cotidiano da sociedade.

--------------------------------------------------------------------------------

Questão 3: Nota: Não gerada

Preconceito - “Trata-se do conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos” (GOMES, 2008 p. 54).

Assinale a alternativa que expressa algum tipo de preconceito

Alternativas

1 - Biologicamente as raças são chamadas de subespécies e definidas como grupos de pessoas – ou animais – que são fisiológica e geneticamente distintos de outros grupos.

2 - A genética descobriu que raça não existe abaixo da superfície cosmética que define a cor da pele, a textura do cabelo, o formato do crânio, do nariz e dos olhos.3 - A discriminação do diferente ou estrangeiro é tão antiga quanto a civilização.4 - Segundo Conde Gabineau não existe nenhuma família brasileira que não tenha sangue negro e índio nas veias; o resultado são compleições raquíticas que, se nem sempre repugnantes, são sempre desagradáveis aos olhos. 5 - A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciaisSua resposta

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com