TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competência Profissional: O Que é Isso?

Monografias: Competência Profissional: O Que é Isso?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

Cotidiano & Trabalho

Competência profissional: o que é isso?

por Luiz Guilherme Brom

Competência profissional remete à idéia de capacidades, soma de conhecimentos ou habilidades na prática profissional. A expectativa é de que o profissional dotado de competência encontre mais facilidade para se colocar no mercado de trabalho.

Mas, ainda assim o termo continua vago: que capacidades são essas? Quem define essas capacidades? Essas capacidades atendem o interesse e a vontade de quem?

Para melhor compreensão, é preciso então fazer pelo menos duas distinções, que implicam em significados diferentes para a questão da competência. A primeira diz respeito à competência profissional que as empresas querem e precisam de seus funcionários. São competências voltadas para o atendimento das necessidades empresariais, em geral de caráter urgente e imediato. Quem apresenta essas competências tende a conseguir emprego com mais rapidez e facilidade no curto prazo.

Mas é preciso ter consciência de que as necessidades empresariais são extremamente mutantes, voláteis, que se alteram no ritmo da evolução dos negócios. Mantêlas, portanto, requer frequentes atualizações a respeito dessas demandas empresariais, para não correr o risco de ser excluído do mercado. Essas atualizações em geral são de novos conhecimentos instrumentais, de saberes práticos de uso imediato.

Mas ainda é preciso atenção em relação a outro fator: o atendimento das necessidades empresariais por parte do profissional não garante estabilidade empregatícia. A empresa é quem julga se alguém é competente ou não, ao seu exclusivo critério e arbítrio, sendo impossível a ela – em virtude das turbulências econômicas – oferecer qualquer garantia de estabilidade no emprego. Diferentemente de outrora, quando os empregos eram mais estáveis, o quadro atual é de incertezas no âmbito do emprego, o que pode ser fonte de angústia, baixa autoestima e auto-desvalorização do profissional, como lembra Gilles Lipovetsky (em “A cultura mundo”).

"É preciso ter consciência de que as necessidades empresariais são extremamente mutantes, voláteis, que se alteram no ritmo da evolução dos negócios. Mantê-las, portanto, requer frequentes atualizações a respeito dessas demandas empresariais, para não correr o risco de ser excluído do mercado"

Mas se essa primeira competência ajuda na sobrevivência em curto prazo no mercado de empregos, outra competência se faz necessária ao profissional: aquela que garantirá sua sobrevivência em longo prazo no mercado de trabalho. É a que garantirá a sobrevivência profissional não apenas em um, mas em vários postos de trabalho ao longo da vida. Seja como empregado, profissional autônomo ou como empreendedor. Uma competência que também deve ser construída com o objetivo maior de satisfação pessoal no trabalho e realização profissional. Nesse caso, a competência é fruto do projeto pessoal do profissional, ao seu critério e juízo, no atendimento de seus próprios interesses e vontades.

A competência, portanto, parece também uma questão de conciliação e articulação entre o que o mercado de trabalho quer de determinado profissional e o que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com