TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hardware E Software

Dissertações: Hardware E Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE IGUAÇU

CURSO ADMINISTRAÇÃO

MICHELE LOPES DA SILVA

HARDWARES E SOFTWARES

CAPANEMA-Pr

MICHELE LOPES DA SILVA

Hardwares e Softwares, solicitado pelo professor Elias Elvandro Fritzen, apresentado como trabalho bimestral do curso de administração da Faculdade Iguaçu.

CAPANEMA-Pr

INTRODUÇÃO

Explico neste trabalho os conceitos de hardware e software. Além do conceito de hardware será explicito também sua arquitetura, suas conexões e seus principais componentes. Já em relação ao Software estão incluídas informações sobre os vários tipos de software, estrutura de dados, compiladores, sistemas operacionais e aplicativos.

SORFTWARE

Conceito

Software é uma sequencia de inscrições escritas para erem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas especificas. Também pode ser definido com os programas que comandam o funcionamento do computador.

Em um computador, o software é classificado como a parte cuja função é fornecer instrução para o hardware. O termo inglês “software” foi usado pela primeira vez em 1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey. Foi também ele o responsável por introduzir o termo “bit” para designar “digito binário”.

Classificação

Software de Sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuários e periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e etc.)

Software de Programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

Software de Aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma serie de tarefas especificas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais.

Software Livre: remete um programa que dá liberdade ao utilizador, permitindo que ele o estude, modifique e compartilhe com os outros. Para isso é preciso que o utilizador possa aceder o código-fonte, ara muda-lo conforme as suas necessidades.

Estrutura de Dados

Na ciência da computação, uma estrutura de dados é um modo particular de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser usados eficientemente. Estrutura de dados e algoritmos são emas fundamentais da ciência da computação, sendo utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento e com os mais diferentes propósitos de aplicação. Sabe-se que algoritmos manipulam dados. Quando estes dados estão organizados de forma coerente, caracterizam uma forma, uma estrutura de dados.

As estruturas de dados são chamadas tipos de dados compostos que se dividem em homogêneos (vetores e matrizes) e heterogêneos (registros).

As estruturas homogêneas são conjuntos de dados formados pelo mesmo tipo de dado primitivo. As estruturas heterogêneas são conjuntos de dados formados por tipo de dado primitivos ( campos do registro) em uma mesma estrutura.

Diferentes tipos de estruturas são adequadas a diferentes tipos de aplicação e algumas são altamente especializadas, destinando-se a algumas tarefas especificas. Por exemplo, as B-trees são particularmente indicadas para a implementação de bases de dados enquanto que a implementação de compiladores geralmente requer o uso de tabela de dispersão para a busca de identificadores.

Compiladores

Um compilador é um programa de computador ( ou um grupo de programas) que, a partir de um código fonte escrito em uma linguagem complicada, cria um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem, código objetivo.

O nome compilador é usado principalmente para os programas que traduzem o código fonte de uma linguagem de programação de alto nível para uma linguagem de baixo nível. Um programa que faz o inverso dessa ação é um descompilador. Um programa que faz uma tradução entre uma linguagem de montagem e o código de maquina é denominado montador. Um programa que faz uma tradução entre o código de maquina e uma linguagem de montagem é chamado desmontador. Se o programa compilado pode ser executado em um computador cujo sistema operacional é deferente daquele que compilador é executado, o compilador é conhecido como um compilador cruzado.

Sistemas Operacionais

Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de programas especialmente feitos para a execução de varias tarefas, entre as quais servir de intermédio entre o utilizador e o computador. Um sistema operacional tem também como função, gerir todos os periféricos de um computador. O sistema operacional mais conhecido é o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System).

Podemos dizer que o Sistema Operacional é o programa mais importante do computador. Uma das atribuições do sistema operacional é carregar na memoria e providenciar a execução dos programas que o usuário solicita. Mesmo quando um programa qualquer está em execução, o sistema operacional pode continuar trabalhando. Por exemplo, muitos programas precisam realizar acesso ao teclado, vídeo e impressora, assim como acessos ao disco para ler e gravar arquivos. Todos esses acessos são realizados pelo sistema operacional, que fica o tempo todo ativo, prestando serviços aos programas que estão sendo executados.

O sistema operacional também faz um gerenciamento dos recursos do computador, para evitar que os programas entrem em conflito. Por exemplo, o sistema operacional evita que dois programas simultaneamente acessem a mesma área da memoria, o que poderia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com