TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Fayol

Artigos Científicos: Henry Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

HENRY FAYOL

RESUMO

Apresentar Jules Henry Fayol e suas contribuições à Administração, metodologia utilizada, pesquisa bibliográfica. Fayol é considerado o Pai da Administração por ter sido um influente teórico. Entre suas contribuições destacam-se os processos administrativos por ele desenvolvidos, os princípios de administração por ele defendidos, o perfil do administrador para bem ocupar essa posição. Esses conceitos por ele difundidos são utilizados com sucesso até hoje, a fim de gerenciar pessoas e empresas.

Palavras-chave: Henry Fayol. Princípios gerais de Administração. Pai da Administração.

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo apresentar Jules Henry Fayol, engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, fundador do Centro de Estudos Administrativos, onde os interessados na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais reuniam-se semanalmente.

Com base em suas experiências frente à mineradora Commentry- Fourchambeau- Decazeville, publicou em 1916 sua obra Administração Industrial Geral, baseada nas suas teorias após 58 anos de estudos pesquisas e observações.

Suas teorias e conceitos serão apresentados nos tópicos: Processos Administrativos, Qualidades, Conhecimentos e Experiências e Princípios da Administração a serem explanados com maior profundidade no desenvolvimento deste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Jules Henry Fayol, nascido em Istambul, Turquia aos 29 de julho de 1941 e falecido aos 19 de novembro de 1925 em Paris, França, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Santi-Étienne. Aos 19 anos iniciou seu trabalho como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que se encontrava a beira da falência. Como resultado de seu êxito não apenas por suas qualidades pessoais, mas por seus métodos como gestor, elevou a empresa a um novo patamar de resultados, sendo promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com aproximadamente 1000 funcionários, mantendo-se no cargo até 1918.

3 ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO FAYOL

Através de seus estudos, pesquisa e observação, contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Dentre as suas teorias defendia o conceito do processo administrativo, devido a necessidade de se formar profissionais mais capacitados.

3.1 PROCESSO ADMINISTRATIVO

Em decorrência de suas experiências como gestor à frente da empresa, publicou em 1916 seu livro “Administration Industrielle et Générale” marcando a história do pensamento administrativo.

Fayol propôs que o conjunto das operações de toda empresa econômica pode ser dividido em seis grupos, são eles:

a. Função Técnica: relacionada com a produção de bens ou de serviços.

b. Função Comercial: relacionada com a compra, venda e permuta.

c. Função Financeira: relacionada com a procura e gerência de capitais.

d. Função de Segurança: relacionada com a proteção de bens e de pessoas.

e. Função Contábil: relacionada com os inventários, registros, balanços, custos, estatísticas.

f. Função Administrativa: relacionada com a integração de cúpula das outras cinco funções.

A função administrativa coordena e sincroniza as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas. Fayol define o ato de administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Assim:

Prever é ter visão do futuro e traçar planos de ação.

Organizar proporcionar todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa, tanto no organismo material quanto no social da empresa.

Comandar dirigir e orientar a organização.

Coordenar é unir, ligar, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.

Controlar é verificar que tudo ocorra em conformidade com as regras estabelecidas.

A administração não é senão uma das seis funções, cujo ritmo é assegurado pela direção. Ocupa lugar expressivo nas funções do topo da empresa, porém não é exclusiva do chefe ou dos dirigentes da empresa, é uma função que se reparte e se distribui com as demais funções essenciais, proporcionalmente entre a cabeça e os membros do corpo social da empresa, ou seja, à medida que se sobe na escala hierárquica, mais aumenta o nível das funções administrativas, enquanto que à medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta o nível das funções técnicas.

Diante desse processo, Fayol chegou a seguinte conclusão:

a- A principal capacidade de um operário é a capacidade técnica.

b- Quanto maior o nível hierárquico, maior deverá ser a extensão administrativa, enquanto que a capacidade técnica é reduzida. As funções são equivalidas ao nível do terceiro ou do quarto grau de hierarquia.

c- A principal capacidade do diretor é a capacidade administrativa.

3.2 QUALIDADES, CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS

Segundo Fayol, é necessário que o gestor possua uma capacidade específica para bem ocupar uma função essencial. Existe a capacidade técnica, comercial, administrativa, etc. As quais envolvem um conjunto de qualidades pessoais e conhecimentos relativos à função. Tais qualidades podem ser assim resumidas:

a- Qualidades físicas: saúde, destreza, vigor, etc.

b- Qualidades intelectuais: habilidade para compreender e aprender, discernimento, capacidade mental.

c- Qualidades morais: energia, firmeza, coragem de aceitar as responsabilidades, iniciativa, decisão, tato e dignidade.

d- Cultura geral:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com