TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hermeneutica

Projeto de pesquisa: Hermeneutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Diante dos descalabros que vem ocorrendo no meio cristão precisamos mais do que nunca saber fazer uma interpretação correta das Escrituras, antes de formular qualquer doutrina ou mesmo ponto de vista pessoal. É comum observarmos “interpretações” em que o interprete das Escrituras diz: “Acho que esse texto diz isso ou aquilo”, ao ainda “pra mim acho que isso significa”. O pior é que pessoas que agem assim, às vezes nem percebem que estão mutilando as Escrituras a bem próprio e consequentemente adulterando o real sentido da Palavra de Deus.

2 Hermenêutica

Hermenêutica tem origem no termo grego hermeneutikós que significa “interpretação” e, hermeneutes, “intérprete”. Trata-se de uma referência ao deus grego Hermes considerado mensageiro ou porta voz dos deuses olímpicos e tido como o deus da retórica e eloquência. Era chamado pelos romanos de mercúrio.

Como disciplina, é tida como a ciência da interpretação, não apenas pela teologia mas também pela filosofia, literaturas legais etc. Como ciência, a hermenêutica possui princípios e regras de interpretação. Dentro da grade acadêmica de qualquer curso de teologia, a hermenêutica compõe o grupo de disciplinas denominadas de teologia prática indispensável ao trabalho do exegeta e do pregador.

2.1 Exegese

É a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da Bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado. A palavra exegese deriva do grego exegeomai, exegesis; ex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por; quer dizer, no caso, conduzir, guiar.

Por isso, o termo exegese significa, como interpretação, revelar o sentido de algo ligado ao mundo do humano, mas a prática se orientou no sentido de reservar a palavra para a interpretação dos textos bíblicos. Exegese, portanto, é a denominação que se confere à interpretação das Sagradas Escrituras desde o século II da Era Cristã. Orígenes, cristão egípcio que escreveu nada menos que 600 obras, defendia a interpretação alegórica dos textos sagrados, afirmando que estes traziam, nas entrelinhas de uma clareza aparente, um sentido mais profundo. O termo exegese restou ligado à interpretação alegórica, ensejando abusos de interpretação, a ponto de alguns autores afirmarem, ironicamente, que a Bíblia seria um livro onde cada qual procura o que deseja e sempre encontra o que procura.

Ser exegeta é contextualizar o que foi escrito com a cultura da época e extrair os princípios morais para o tempo presente.

2.2 Eisegese

Enquanto a Exegese consiste em extrair de um texto qualquer, mediante legítimos métodos de interpretação; a eisgese consiste em injetar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com