TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrostatica

Dissertações: Hidrostatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

MECÂNICA DE FLUÍDOS

ALESSANDRA CUSTODIO VIEIRA B73DCA-7

ANA CAROLINA TOSTA NOGUEIRA B87CAD-7

FERNANDA CARVALHO SILVA B77369-3

JÉSSICA YUMI SAMEJIMA B75GDA-4

JULIANA LIMA DA LUZ

MARIA RAYARA ALMEDANHA B8159D-8

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

UNIVERSIDADE PAULISTA

MECÂNICA DE FLUIDOS

Trabalho apresentado

para avaliação da disciplina Atividades

Práticas Supervisionadas, orientado pelo

Professor: Cláudio Federico

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

SUMÁRIO

1. Introdução..........................................................................4

2. Coração..............................................................................5

2.1 Funções do sistema circulatório........................................6

2.2 Fluxo sanguíneo................................................................7

2.3 Pressão arterial..................................................................8

3.0 Conceito de fluidos.........................................................10

3.1 Mecânica de fluidos........................................................10

3.2 Princípios de Arquimedes...............................................11

3.3 Princípio de Pascal..........................................................13

3.4 Escoamento Laminar.......................................................13

3.5 Número de Reynolds.......................................................14

4.0 Conclusão........................................................................15

5.0 Referências......................................................................16

1. INTRODUÇÃO

Quando se pensa no funcionamento do coração, logo se pensa em seus batimentos e na circulação do sangue, mas o que muitas vezes não sabemos, é que para que ocorram os batimentos, e a circulação, existem vários fatores trabalhando para que isso aconteça, nesse trabalho, aprenderemos um pouco mais sobre como funciona esse órgão vital.

O sistema circulatório é um sistema fechado sem comunicação com o exterior, e tem a função de levar nutrientes e oxigênio para todas as células. O principal órgão desse sistema é o coração que funciona como uma bomba levando o sangue para todo o corpo. Destaca-se também nesse órgão a mecânica de fluidos, que estudam comportamento dos fluidos em repouso ou em movimento.

A mecânica de fluidos trata desde a tensão de cisalhamento, a velocidade de deformação e a viscosidade dos fluidos (fluidos newtonianos e não-newtonianos), até o fluxo (principio de Arquimedes e Pascal).

2. CORAÇÃO

O sistema circulatório é um sistema fechado sem comunicação com o exterior, são constituídos por tubos nas quais circulam humores. Os tubos são os vasos e os humores são o sangue e a linfa. Para que estes humores possam circular através dos vasos há um órgão central que funciona como uma bomba contrátil-propulsora chamado de coração. (1)

O coração tem a função de enviar o sangue para os vasos sanguíneos, funcionando como uma bomba. É localizado no mediastino, ou seja, entre os dois pulmões. Tem o tamanho aproximado ao de uma mão fechada, sendo a sua forma parecida com um cone de ponta arredondada. A ponta do ventrículo esquerdo, que é a extremidade pontuda do coração, forma o ápice, sendo ele a câmara inferior do coração. A base do coração é formada pelos átrios, principalmente do esquerdo, que são as câmaras superiores do coração, de onde entram e saem os principais vasos sanguíneos.

O que faz com que o coração se mantenha no lugar é o pericárdio. O pericárdio fibroso, mais externo sustenta o coração no mediastino, através de uma membrana protetora reforçada em volta do coração. O pericárdio seroso, interno é formado por uma bicamada, sendo a lamina parietal, que se encontra abaixo do pericárdio fibroso. E a lamina visceral ou epicárdio fica abaixo da lâmina parietal, junto ao miocárdio, que é o músculo do coração. A cavidade do epicárdico fica entre as lâminas parietais e viscerais, onde está um fino filme de fluído seroso, o fluído pericárdio, que evita a fricção entre as lâminas quando o coração se move.

A parede do coração é constituída pelo epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a lâmina externa, fina, transparente da parede. Sendo composto de mesotélio e tecido conjuntivo. O miocárdio é a maior parte do coração, é um tecido muscular cardíaco único, já que o seu tipo de tecido só é encontrado no coração. O miocárdio é o responsável pelo bombeamento do coração. O endocárdio é uma camada fina de epitélio escamoso simples que reveste o interior do miocárdio, além de recobrir as valvas do coração.

As câmaras são responsáveis em receber e bombear o sangue, elas ficam no interior do coração e são dividas em quatro cavidades. As câmaras superiores são os átrios direito e esquerdo, eles são separados por uma parede divisória chamada de septo interatrial. Os ventrículos direito e esquerdo as câmaras inferiores, eles são separados por um septo interventricular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com