TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrostatica E Calorimetria

Ensaios: Hidrostatica E Calorimetria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

Caracterização de um fluido em equilíbrio hidrostático: Um fluido está em equilíbrio hidrostático quando o nº de partículas por unidade de volume é constante. Não há velocidade relativa das partículas de fluido, as forças de ação do fluido sobre as paredes dos vasos que os contêm são perpendiculares a estas, (se as ações sobre as paredes tivessem componentes tangenciais, as respectivas reações tangenciais das paredes implicariam escorregamento do fluido ao longo das paredes e ele deixaria de estar em repouso, i.e. em equilíbrio hidrostático).

Passo 2

Com funciona o aquecimento solar:

Basicamente este sistema é composto por dois elementos – os coletores solares (as placas de captação, que vemos frequentemente nos telhados das casas) e o reservatório de água quente, também chamado de boiler.

Os coletores são formados por uma placa de vidro que isola do ambiente externo aletas de cobre ou alumínio pintadas com tintas especiais na cor escura para que absorvam o máximo da radiação. Ao absorver a radiação, estas aletas deixam o calor passar para tubos em forma de serpentina geralmente feitos de cobre. Dentro desses tubos existe água, que é aquecida antes de ser levada para o reservatório de água quente. Estas placas coletoras podem ser dispostas sobre telhados e lajes e a quantidade de placas instaladas varia conforme o tamanho do reservatório, o nível de insolação da região e as condições de instalação. No hemisfério sul, normalmente as placas ficam inclinadas para a direção norte a fim de receberem a maior quantidade possível de radiação.

Os reservatórios são cilindros de alumínio, inox ou polipropileno com isolantes térmicos para que mantenham pelo maior tempo possível a água aquecida. Uma caixa de água fria abastece o sistema para que o boiler fique sempre cheio.

Os reservatórios devem ser instalados o mais próximo possível das placas coletoras (para evitar perda de eficiência do sistema), de preferência devem estar sob o telhado (para evitar a perda de calor para a atmosfera) e em nível um pouco elevado. Dessa forma, consegue-se o efeito chamado de termossifão, ou seja, conforme a água dos coletores vai esquentando, ela torna-se menos densa e vai sendo empurrada pela água fria. Assim ela sobe e chega naturalmente ao boiler, sem a necessidade de bombeamento. Em casos específicos, em que o reservatório não possa ser instalado acima das placas coletoras, podem-se utilizar bombas para promover a circulação da água.

Materiais ultilizados para fazer um aquecedor de baixo custo.

O modelo consiste dos seguintes itens:

• Uma caixa transparente, tipo organizadora, com tampa, que serve como

reservatório térmico;

• Na caixa são fixados dois flanges para conexão do coletor (25mm x ¾”) e um

menor demonstrando a saída para o chuveiro (20mm x ½”), simulado por uma

torneira;

• Um coletor solar, fabricado a partir de forro modular de PVC, no tamanho 61cm

(altura) x 70cm (largura), com tampos em duas extremidades.

• Um termômetro com ventosa tipo aquário;

• Uma tubulação com marcação azul (um tubo curto, dois mais compridos, uma luva

e dois joelhos)

• Uma tubulação com marcação vermelha (um tubo curto e um mais comprido com

dois joelhos)

• Dois suportes para o coletor, com abraçadeira de PVC.

Um “pescador”, fabricado a partir de um pedaço de conduíte ½” e uma bóia

• (garrafa PET de 330ml), fixada com uma abraçadeira de nylon;

• Um tubo cortado com um pedaço de forro de PVC serve para mostrar o interior do

coletor.

Passo 3

Como funciona o armazenamento de água de uma casa:

• O primeiro passo é instalar calhas em todo o telhado da casa para recolher a água da chuva.

• Antes de ser levada ao reservatório de 5 mil litros (tamanho padrão) por canos de PVC, a água passa por um filtro que reterá as sujeiras maiores, como mosquitos, folhas, gravetos entre outros.

• Depois, o primeiro milímetro da chuva (100 litros de água) é descartado na vala de infiltração, porque ainda tem muito sujeira (é a água que limpa a calha). Desta forma, a água armazenada será mais limpa e também evitará o mau cheiro.

• O restante é armazenado no reservatório. Um pequena bomba leva água para a caixa d’água que está na parte de cima da casa,

• Para que não haja confusão, são feitos dois encanamentos, um de água potável e outro de água reutilizável,

• O reservatório de 5 mil litros pode ficar em um espaço aberto, mas também pode ser enterrado. O importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com