TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as diferenças entre Higiene do Trabalho e Segurança do Trabalho

Artigo: Quais as diferenças entre Higiene do Trabalho e Segurança do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as diferenças entre Higiene do Trabalho e Segurança do Trabalho?

Segundo Carvalho (2001), a Conferência Americana de Higienistas (ACGIH), define Higiene Ocupacional ou Higiene do Trabalho ou Higiene Industrial como a ciência e arte que utiliza a ideia de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos de um local de trabalho.

Para Sounis (1991), no entanto, a higiene do trabalho busca estudar todos os meios que condicionam e mantêm o indivíduo sadio, eliminando ou reduzindo os fatores, de forma não médica, os quais podem afetar a saúde do indivíduo trabalhador.

Quanto à Segurança, fica definida como uma série de medidas técnicas, médicas e psicológicas com ênfase em prevenir ou eliminar as condições inseguras do ambiente, educando os trabalhadores a utilizarem as medidas preventivas. (SOUNIS, 1993).

Encontramos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o conceito de segurança e medicina do trabalho como o ramo que busca a proteção física e mental do indivíduo trabalhador, em especial atenção a resultados que tal relação possa provocar.

Portanto, apesar dos termos Higiene e Segurança do trabalho, em muitos livros textos, serem estudados e descritos de forma separada, atualmente esses termos são complementares, destacando-se em ordem crescente de surgimento o termo segurança. A complementação é defendida, pois ambas se propõem a identificar a variedade dos agentes causadores de riscos ou condições inadequadas no ambiente de trabalho, o foco nesse sentido será uma atuação buscando diminuir os riscos o que refletirá na diminuição das doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

Um fato crescente na área do conhecimento sobre a Segurança no Trabalho, é a inclusão dos assuntos relacionados ao meio ambiente, preocupação com a sustentabilidade e menor impacto ambiental são foco de discussão atualmente nesse ramo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com