TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hist. Do Pens. Administrativo

Trabalho Universitário: Hist. Do Pens. Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2013  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 4

Para realizar essa avaliação a distância, primeiramente você deve assistir a uma reportagem do Jornal Minas 2ª edição - Rede Globo, apresentada em 11/05/2006, a respeito das atividades do SEBRAE de Minas Gerais para ampliar ações de planejamento nas empresas.

O vídeo está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6A4II9ZnUqI.

1) O desempenho e o sucesso do trabalho do administrador requerem que algumas habilidades e competências sejam utilizadas.

Para Chiavenato, as competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Nesse sentido, para que o administrador seja bem sucedido deve desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude. (CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000).

A reportagem apresentada no Jornal Minas aborda o caso de dois empresários que são administradores de seus negócios: Uriel Soares Santiago e Luciana Hottberg. Com base no relato desses empresários, é possível analisar e identificar a utilização de uma ou mais competências do administrador.

Escolha o caso de um dos administradores que apareceram no vídeo e apresente qual(is) competência(s) você identifica no relato apresentado. Justifique sua análise a partir dos conceitos das competências discutidos no livro didático da disciplina.

A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)

Após assistir com atenção o vídeo, mencionarei algumas competências que percebi no empresário Uriel Soares Santiago. Logo de início detectei uma das competências que é a perspectiva, pois observei que depois dele abrir seu primeiro negócio em 1998 e ter que fechar as portas por falta de planejamento. Em 2002, Uribe utilizou o conhecimento adquirido na situação anterior, e após uma análise para não cometer novamente os mesmos erros, procurou inovar na sua empresa, solucionando desta forma os problemas. A outra competência é a atitude, pois não se deu por vencido, onde o espírito empreendedor falou mais alto e com determinação levou seu projeto adiante, para atualmente os seus lucros dobrarem a cada ano. Então, através destas competências percebemos qualidades no empresário, onde ele conseguiu dar a volta por cima e ter sucesso na condução dos negócios.

2) Em uma visão processual da Administração, sabe-se que o administrador precisa atuar continuamente nas quatro funções administrativas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.

Na reportagem é apresentado um software de gestão disponibilizado pelo SEBRAE, visando auxiliar o trabalho de planejamento de empresas mineiras. A administradora de uma loja de confecções, Luciana Hottberg, utiliza o software fornecido pelo SEBRAE e comenta sobre as facilidades para o seu trabalho. O uso desse software pode trazer incrementos interessantes para a administração das empresas, tais como, facilitar os cálculos de lucratividade e disponibilizar uma quantidade maior de dados para o trabalho do administrador.

Supondo que você esteja no lugar de Luciana, que ações você poderia tomar para a implementação das demais funções administrativas (organização, direção e controle)? Em sua resposta você pode considerar as vantagens do uso do software para as outras funções administrativas ou buscar novas ideias.

A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (4,0 pontos)

Levando-se em conta que a empresa da Luciana trata-se de uma loja de confecções e como a fase de planejamento já foi realizada, passaremos para a fase da organização, onde dividirei o trabalho em: direção, gerência, caixa, vendas, estoque, limpeza, segurança e etc. Também estabelecerei as metas a serem cumpridas, não esquecendo os prazos estabelecidos e horários definidos. Em relação à direção, designarei as pessoas mais qualificadas e que tiverem maiores habilidades para manter os funcionários integrados e dedicados as suas funções, procurando sempre motivá-los com palestras que terão a finalidade de atualizá-los para as tendências do mercado. E por último exercer a função de controle, definindo os padrões que a loja de roupas seguirá em vendas, recepção e serviços. Criarei um monitoramento e avaliação de desempenho dos funcionários e serviços, recompensando com promoção de cargo os que se destacarem positivamente.

3) Ao abordar o planejamento, tema discutido no vídeo, não podemos deixar de destacar a posição da abordagem clássica da administração, que é precursora do tema. Pode-se verificar que os conceitos de planejamento para Taylor e para Fayol são diferentes, como exposto no quadro abaixo.

Com base nos conceitos apresentados acima e todas as considerações sobre a abordagem clássica estudadas na disciplina, justifique o porquê da distinção da visão de planejamento para cada um dos autores.

A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)

OBS.: As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT. Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências.

Taylor iniciou sua vida profissional no chão de uma fábrica, onde percorreu todos os degraus da hierarquia de uma empresa, de operário a engenheiro-chefe. Essa experiência levou-o a analisar o trabalho operário e concretamente a "vadiagem" dos trabalhadores e a sua baixa produtividade. Concluiu então que um operário responsável pela organização do seu trabalho, sem qualquer orientação, perdia muito tempo e não trabalhava de forma científica. Além disso, quem realizava trabalho suplementar e não recebia nada em troca, não tinha motivação para aumentar a produção. Taylor preocupou-se então com a organização racional do trabalho - divisão das tarefas laborais e na sua adequação aos trabalhadores que demonstrassem mais aptidão para realizá-las e com a necessidade de incentivos salariais que assegurem a satisfação dos trabalhadores, o aumento da produtividade e a prosperidade da empresa. Enquanto Fayol, por ocupar cargos de gerência, caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Defendia princípios baseado em sua experiência na alta administração, como: Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, espírito de equipe e etc.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »