TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Futebol

Artigo: Historia Do Futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 4

Com base no que foi estudado, elabore um resumo com duas laudas sobre os fatores

(econômicos, históricos, políticos, sociais e culturais) que contribuíram (e contribuem) para

o destaque alcançado pelo futebol ao longo dos tempos, principalmente, neste ano de Copa

do Mundo, e sobre a atual realidade do futebol.

O futebol hoje é a paixão nacional de cada brasileiro! É a cultura, o dia-a-dia, o vicio, hoje a maioria dos homens respiram futebol, e algumas mulheres também. Mas o que levou o futebol a atingir este nível?

O futebol nasceu na Inglaterra em 1863 com suas regras criadas pela Football Association, baseado no “Ts’uh Kúh” esporte praticado na china que consistia em mover a bola com os pés e tentar colocá-la em uma pequena rede. Também houve modalidades parecidas na Roma e na Grécia porém não se tem muita informação. No fim da idade média havia vários jogos coletivos conhecidos como códigos do futebol que com o passar do tempo as atividades foram se unificando e delas surgiram o Rúgbi, o Futebol Americano, o futebol Australiano, e o principal o futebol.

No inicio não haviam muitas regras e o esporte era muito violento, inclusive por decreto do Rei Eduardo III o futebol foi proibido por não ser um esporte não-cristão, a proibição durou por cerca de 500 anos. Mas outros foram desenvolvidos fora das Ilhas Britanicas, o mais popular foi o Calcio Fiorentino, dele veio muitas influencias para o futebol atual, pois acontecia em clima de festas. A partir daí os gostos ficaram divididos entre Rúgbi e Futebol, uma parte preferia um e a outra preferia a outra. Então em meados do século XIX as regras e os modos de jogo foram se unificando, porém apenas no dia 26 de Outubro de 1863 que se oficializou a criação desse tão amado esporte, o Futebol.

O primeiro jogo oficial entre duas seleções aconteceu no dia 30 de Novembro de 1872 que aconteceu entre as seleções da Inglaterra contra a Escócia, um jogo que ficou no 0 a 0 mesmo. Porém a Escócia foi a primeira seleção a ganhar um título, a British Home Championship, em seguida surgiu a Copa da Inglaterra composta por 15 equipes. E o futebol foi tomando uma proporção cada vez maior, atingindo cada vez mais países e sendo criadas varias associações, e em 1904 surgiu a FIFA que hoje é a maior responsável pelo esporte.

O futebol chegou no Brasil em 1894 trazido por um estudante brasileiro conhecido como o pai do futebol no Brasil: Charles Miller. Charles partiu para a Inglaterra para estudar, chegando lá se tornou mais um apaixonado pelo esporte. E retornando ao Brasil trouxe consigo duas bolas, reuniu alguns amigos e curiosos e propôs uma partida. Há outras histórias que negam isso, umas afirmas que foram marinheiros estrangeiros que jogaram em praias cariocas, outros afirmam ser um escocês que trouxe o esporte, entre tantas historias prefiro acreditar que o pai do futebol ainda seja o Charles Miller. O Brasil logo adotou o esporte e vários times foram criados por todos os estados.

Em 1950 surgiram vários nomes no futebol brasileiro, o Pelé que é considerado até hoje o Rei do futebol acredito que seja um dos culpados pelo futebol ter se tornado tão popular no país. Jogador que reinou com sua equipe o Santos e com 17 anos já estava representando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com