TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Futebol Em Portugal

Exames: Historia Futebol Em Portugal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

A Paixão do Povo

Esta Paixão do Povo que retrata de forma extremamente cuidada e minuciosa a História do Futebol em Portugal.

Paixão do Povo, Paixão dos Povos, o Futebol não é, seguramente, uma daquelas modas que, ao dobrar de meses ou anos, cai em desuso.

O Futebol só foi regulamentado no século XIX, mais precisamente em 1863, sabe-se de ciência certa, que muitos séculos antes, em diferentes civilizações, já o homen se divertia com um obbjecto esférico, jogando com os pés.

... e foi-se fazendo história...passo a passo como qualquer actividade que se quer sólida –o jogo foi crescendo, saltando mares e conquistanto continentes de uma forma tal que, quando o termo globalização começou a entrar no léxico do quotidiano, já a indústria futebolística levava uns anos, décadas, de avanço, os campeonatos locais depois os regionais e finalmente continentais e mundiais são disso testemunho.

No século XX o Futebol universalizou-se a tal ponto ponto que creio bem não existir País onde não se jogue.Fenómeno no mundo da Sociologia arrasta multidões como porventura nenhuma outra actividade humana consegue.

Só a Paixão por este desporto extraordináriamente belo, simples mas complexo, igual mas sempre diferente, pode ajudar a compreender a sua polularidade. Só uma Paixão duradoura, eterna, pode levar novos e velhos, homens ou mulheres, brancos ou negros, catedráticos ou analfabetos, católicos ou muçulmanos, habitem onde habitarem, a viverem o Futebol, as suas alegrias e tristezas, com igual intensidade.

O Futebol tem virtualidade e não é apenas um espectáculo único: é também, uma escola de virtudes, cada um de nós já deu pelo menos uma vez na vida um pontapé numa bola.

Futebol é festa, Futebol é paixão. A sua História constroi-se todos os dias com o contributo de todos nós.

Para mim o Futebol é, e sempre será uma paixão.

A paixão do povo, a paixão de todos os povos.

O Futebol diz muito aos Portugueses. Por isso mesmo há datas que perduram na sua memória colectiva. A sociedade Portuguesa é percorrida por este desporto.

“Tentando Explicar a Paixão”

O entusiasmo e a exaltação que o Futebol provoca; as conversas e discussões que suscita; as somas financeiras, que faz movimentar o espaço preveligiado que ocupa nos meios da comunicação social, fazem deste desporto algo que ultrapassa as fronteiras convencionalmente atribuidas ao fenómeno desportivo na vida social.

Nas nossas sociedades há mais excentricidade na indiferença deliberada de alguns em relação ao Futebol do que na verdadeira devoção que muitos lhe dedicam. Pode dizer-se que o Futebol, como poucos fenómenos, é transversal às diferenças sociais.

No âmbito da Psicologia e Psicanálise foram igualmente produzidas várias teorias visando explicar a atracção e impacto social dos desportos de « massas», nomeadamente o Futebol. Em face da complexidade da vida diária , pejada de problemas familiares, profissionais e rotinas enfadonhas, o Futebol, equipas e classificações, ofereceriam um universo mais simples e objectivo para o qual os indíviduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com