TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Futebol

Dissertações: Historia Do Futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

No Brasil, o futebol teve inicio no ano de 1894. Sua origem leva a crer que o futebol não foi simplesmente inventando como os outros, o futebol é fruto da evolução histórica de inúmeros jogos com bola, praticados por diversos povos em diferentes épocas e em determinadas situações foi alvo de um processo de institucionalização, tornando-se um dos pilares do esporte moderno.

A historia do futebol foi construída sobre preconceito e injustiças. Os times não aceitavam jogadores negros no início da história do futebol no Brasil. Os atletas driblavam a proibição alisando o cabelo e cobrindo o rosto com pó-de-arroz para se passarem por brancos.

Na área nacional o esporte vem desenvolvendo um grande papel social passando a ser notado como um fenômeno social, sendo englobado no campo das análises histórico-sociais. O futebol é o esporte mais influente no país, aspirando à popularidade no seio da sociedade brasileira, por esse motivo, tornou-se um ícone da cultura brasileira. Em boa parte da história brasileira esteve e está figurado entre os elementos mais relevantes da cultura popular, se enquadrando e se adaptando a partir dos modos de organização da sociedade. Dessa forma, essa modalidade esportiva reflete a sociedade brasileira em sua forma de manifestação cultural construída historicamente.

Na primeira década do século 19, o futebol já fazia parte da educação dos jovens que estudavam em escolas públicas, particulares e até nas universidades, onde teve inicio as primeiras leis e regas escritas, impressas e publicadas.

O futebol se identifica com a cultura brasileira, sobretudo, na alusão ao imaginário de suas relações, a que ocorre nas dimensões dos estádios de futebol, como as violações das regras impostas, da ordem e da desordem, da união que o futebol proporciona entre torcedores com a realidade festiva do prazer e do lazer, que refletem sentimentos de paixão e alegria. Essas são as peculiaridades que possibilitam a identificação do futebol como aspecto da identidade cultural brasileira. Portanto, o futebol é um autêntico representante da cultura brasileira, com a malandragem que fica exposta em seu imaginário, significa, ainda, o relacionamento estabelecido no seio da sociedade.

O futebol não se limita apenas a sua prática. Um dos traços dos esportes modernos, incorporado principalmente pelo futebol, é o debate temático realizado em volta de sua imagem. Esse esporte se tornou uma paixão nacional não somente por ser praticado por grande parte do país, mas por exceder sua prática sendo tematizado constantemente, se infiltrando em discussões que vão além daquelas ligadas ao jogo.

Vale ressaltar que o futebol se tornou uma paixão nacional gradativamente, pois quando chegou ao Brasil a sua prática não poderia ser exercida por todos, somente por pessoas pertencentes a um determinado segmento social. Foi somente na década de 1920 que o futebol começou a conquistar o seu espaço no cotidiano brasileiro, devido à inclusão de pessoas populares e principalmente dos negros nesse esporte. Pode-se dizer que a miscigenação do povo brasileiro foi um fator decisivo para o crescimento técnico do futebol e para o surgimento do estilo habilidoso e criativo. Nascia o futebol arte, tão admirado em todo o mundo. A presença do futebol no país se torna mais evidente com a realização da Copa do Mundo pela primeira vez no Brasil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com