TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História De Silvio Santos

Trabalho Universitário: História De Silvio Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 13

Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1930), é um prestigiado apresentador de televisão e empresário brasileiro. Proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido como SBT), Silvio Santos possui um patrimônio avaliado em aproximadamente seis bilhões de reais.4 5

Índice [esconder]

1 Biografia

1.1 Juventude e começo de carreira

1.2 Apresentador de televisão e empresário

1.3 Criação da TVS e formação do SBT

1.4 Doença nas cordas vocais

1.5 Candidaturas políticas

1.6 Homenagem no carnaval

1.7 Sequestro

1.8 Entrevista polêmica à Contigo!

1.9 Família e sucessão

1.10 Suposta venda de horário para igreja evangélica

2 Programas de auditório

3 Atividades paralelas

4 Ações sociais

5 Grupo Silvio Santos

5.1 Crise

6 Prêmios

7 Ver também

8 Referências

9 Ligações externas

Biografia

Silvio Santos em entrevista coletiva no Palácio do Planalto em 2010.

Juventude e começo de carreira

Senor Abravanel é filho de imigrantes judeus sefarditas. Seu pai, Alberto Abravanel, nasceu em Tessalônica, na atual Macedônia, em 1897 e morreu no Rio de Janeiro em 1976, sua mãe, Rebecca Caro, nasceu em Esmirna, Império Otomano, em 1907 e morreu também no Rio de Janeiro em 1989. Ambos estão sepultados lado a lado no Cemitério Israelita do Caju 6 .

Senor, filho primogênito do casal, nasceu na travessa Bentevi, no bairro boêmio da Lapa, região central da então capital federal7 , além de seus pais, Senor possuía cinco irmãos, Beatriz, Perla, Sara, Leon e Henrique. 8 .

Aos catorze anos já era camelô, trabalhando no centro do Rio de Janeiro, geralmente entre a avenida Rio Branco e a rua Sete de Setembro junto com o irmão Leon e um sobrinho de Adolfo Bloch que trabalhavam para Silvio como faróis, denominação dada a quem ficava de vigia, um pouco mais a frente, observando se a polícia viria fazer o rapa, outra denominação, dada a repressão da polícia aos camelôs. Silvio trabalhava como camelô apenas 45 minutos por dia, que era o tempo do almoço do guarda que trabalhava na localidade onde vendia seus produtos, enquanto o guarda almoçava, geralmente em um bar, sob a vigília de Leon, Silvio, abria sua banquinha de camelô. 9

O primeiro tipo de produto que começou a comercializar foi capa para título de eleitor (o Brasil entrava numa fase de redemocratização após a ditadura do Estado Novo)7 .

Um fiscal de posturas da prefeitura carioca, percebendo o potencial de voz de Silvio, o convidou a fazer um teste na Rádio Guanabara (atual Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro).

Silvio conquistou o primeiro lugar no teste da rádio, ganhando de nomes como Chico Anysio e José Vasconcelos, mas se manteve apenas 1 mês como radialista pois como ambulante ganhava mais.7

Aos dezoito anos serviu ao Exército Brasileiro como paraquedista, em Deodoro (bairro da Zona Oeste do Rio).10

Sabendo que a carreira de camelô era incompatível com a de militar, Silvio decidiu ser locutor de uma rádio em Niterói.

Percebendo que as viagens das barcas entre o Rio de Janeiro e Niterói eram marcadas pela monotonia, decidiu montar um serviço de alto-falantes nas embarcações. Nos intervalos das músicas, Silvio fazia anúncios de produtos.

Nas barcas para a Ilha de Paquetá, os passageiros faziam filas nos bebedouros após dançarem as músicas tocadas por Silvio. Este então teve outra ideia: fez um acordo com a cervejaria Antarctica para vender cerveja e refrigerantes. Na compra, o consumidor ganhava uma cartela de bingo e concorria a prêmios como jarras e quadros.

A carreira de Silvio Santos em São Paulo começava a se desenhar após um acidente com a barca em que atuava. Com a embarcação no estaleiro, Silvio ficou sem poder exercer sua função. E o diretor da Antárctica o convidou a passar um tempo na "Terra da Garoa".

Em São Paulo, Silvio começou a trabalhar em bares, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Como Silvio Santos tinha um tom de pele claro, ficava vermelho com facilidade; por falar bastante, começou a ser apelidado "peru que fala". As caravanas do Peru falante ficaram conhecidas na capital de São Paulo, em cidades do interior e em outros estados.

Nesse meio tempo, formou-se técnico em contabilidade.11

Apresentador de televisão e empresário

Silvio Santos no Palácio do Planalto em 2010.

Logo passou à televisão, adaptando o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo. Seu primeiro programa, Vamos Brincar de Forca, estreou em 1962 e era transmitido pela TV Paulista, à noite. Um grande sucesso. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14 horas. No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado no Programa Silvio Santos.

Paralelamente, Silvio partiu para novos empreendimentos: adquiriu de seu amigo Manuel de Nóbrega e de um alemão o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações. Depois de reformas no plano de negócios, a empresa ficou conhecida pela venda de carnês e sorteios.

Quando a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo, Silvio seguiu pagando aluguel pelo seu horário dominical, revendendo o tempo dos anúncios a outras empresas. Na medida em que aumentava o sucesso do Programa Silvio Santos, Silvio tinha ótimos resultados financeiros. Realizava sorteios de carros, móveis e eletrodomésticos, o que motivou a expansão dos negócios do grupo (Móveis Tamakavy,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com