TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIETÁRIO Silvio Santos

Tese: PROPRIETÁRIO Silvio Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

EMPREENDEDOR SILVIO SANTOS

Um dos rostos mais conhecidos e influentes da televisão brasileira completou 80 anos no último domingo (12). Batizado como Senor Abravanel, para os íntimos e não íntimos atende por Silvio Santos. Carismático e querido, ele tem uma história marcada por empreendedorismo e sucesso.

Conheça Silvio Santos

Filho da turca Rebeca e do grego Alberto, Senor que nasceu em 1930 no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, teve uma infância bastante humilde ao lado de seus cinco irmãos: Beatriz, Perla, Sara, Léo e Henrique. Uma das grandes diversões durante a infância era acompanhar Leo, o seu irmão mais novo, ao cinema. Certo dia, Silvio acordou gripado e foi proibido de sair de casa – no outro dia ele descobriu que o cinema que frequentava com irmão havia pegado fogo.

De acordo com o site do SBT, “foi durante as eleições de 1946 que Silvio, aos 14 anos, teve a idéia de vender capas para títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro. Um dia, enquanto ele andava pela Avenida Rio Branco, no centro da cidade, o jovem observou um homem que vendia com facilidade algumas capinhas de plástico. Silvio descobriu o local em que o vendedor reabastecia seu estoque de produtos e percebeu que ele obtinha lucro com isso. Ele comprou uma carteirinha e revendeu dizendo que era a última. Depois, ele foi comprando outras e continuou usando a mesma tática de dizer que não havia mais no estoque.

Assim começou sua vida de empreendedor, trabalhando como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, mas não deixou de frequentar a escola. Mais adiante, se formou em Contabilidade. Além dos porta-títulos, ele também vendeu canetas – foi nessa época que Silvio começou a mostrar seu dom para a comunicação. Ele aprendeu a manipular moedas e baralhos para chamar a atenção das pessoas. Para fugir dos guardas, trabalhava apenas no horário de almoço deles e contava sempre com a ajuda de Léo, seu irmão, para saber da chegada do ‘rapa’.”

Aos 18 anos ele se viu obrigado a parar o trabalho como camelô para servir o exército. Nesta mesma época, em seus momentos de folga, Silvio prestava serviço voluntário a uma rádio em Niterói. Para voltar ao Rio de Janeiro, era necessário utilizar uma barca que liga a cidade à capital – uma viagem curta, porém silenciosa. Foi em uma dessas viagens que ele teve a ideia de trazer mais animação durante o percurso. Silvio se demite da rádio para investir em aparelhagem, tornando-se assim corretor de anúncios e uma espécie de ‘animador’ durante o percurso Rio-Niterói. Com o sucesso, ele montou a sua própria barca em que organizava bingos e vendia refrigerantes e cervejas, reforçando ainda mais o seu espírito empreendedor.

“A reviravolta na vida de Senor Abravanel ocorreu quando a embarcação em que trabalhava sofreu um acidente e foi parar em um estaleiro, impedindo-o de exercer sua função. Devido a isso, um dos diretores de uma marca de cervejas o convidou para passar alguns dias em São Paulo e ele logo começou a apresentar espetáculos em bares e a fazer sorteios em caravanas de artistas e circos. Sua fama chamou a atenção da TV Paulista, que o convidou para comandar o programa Vamos Brincar de Forca (1962), adaptando seu trabalho cotidiano para a telinha. O sucesso da atração lhe garantiu cada vez mais espaço na TV, expandindo e aprimorando o Programa Silvio Santos. A emissora em que trabalhava foi comprada pela Rede Globo e ele continuou pagando pelo aluguel de seu horário aos domingos, lucrando com os anúncios que vendia a outras empresas. Em 1976 deixou a Globo e se mudou para Tupi, enquanto lutava politicamente para obter direitos de abrir seu próprio canal de televisão”, segundo informações do Jornal Brasil.

Discurso de Silvio Santos no aniversário de 30 anos do SBT

No último dia 19 de agosto, o Sistema Brasileiro de Televisão comemorou o 30º aniversário. O canal está no ar desde 1981 e é famoso pelos programas de auditório, pela série Chaves, que virou um clássico no Brasil e pelos programas populares. Durante a comemoração, no discurso aos funcionários da emissora, Silvio Santos disse que o SBT e os demais canais nunca vão conseguir bater de frente com a audiência que a TV Globo já conquistou, além disso, ele fala de sua trajetória e o que é preciso para se tornar um empresário de sucesso.

O “homem do Baú”

O Baú da Felicidade chega à vida de Silvio Santos por volta de 1948, quando o seu amigo Manoel da Nóbrega estava passando com uma complexa situação financeira. Com a sua habilidade nata para o empreendorismo, juntamente com a sua dedicação, o “Homem do Baú”, como ficaria conhecido anos depois, viu que a empresa se tornaria um grande negócio se fosse bem administrada. Com a situação estabilizada, Manoel percebe o empenho do amigo e dá o Baú da Felicidade de presente para Silvio.

“A firma começou a funcionar no dia 16 de fevereiro de 1959, na rua 13 de maio, 714, sala 2, no Bairro Boa Vista em São Paulo. Para promover o Baú, Silvio fazia shows no circo e aproveitava para vender os carnês, dessa forma a empresa ficou conhecida em todos os bairros de São Paulo. O Baú foi crescendo, junto com ele suas propostas e mercadorias, até se tornar a potência que é hoje”, de acordo com informações do site do SBT.

Família Abravanel

Em 1962 Silvio se casa com uma moça que conhece na Rádio Nacional, Cidinha, com quem tem duas filhas Cíntia e Silvia. Na década de 70, um câncer de estômago se alastra em Cidinha e o apresentador se torna viúvo.

Anos mais tarde, ele se casa com Iris Pássaro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com