TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da EaD

Tese: História da EaD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

A história da EaD começa com a necessidade das pessoas de um preparo profissional,mas que não podiam sair de casa e freqüentar um estabelecimento de ensino presencial.

O primeiro relato conhecido de um curso oferecido a distancia foi na Suécia em 1883,com um anuncio publicado que já se referia ao ensino por correspondência.

Porém, o desenvolvimento de um curso institucionalizado de educação a distancia só teve início na metade do século XIX.Sendo que em 1856,em Berlim,Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas.

O aperfeiçoamento dos serviços de correios,a agilização dos meios de transporte e principalmente o desenvolvimento tecnológico no campo da comunicação e da informação no final da Primeira Guerra Mundial,influiu decisivamente no ensino a distancia.Um exemplo da influência foi em 1922,a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350.000 usuários.

A partir daí,começou a utilização do rádio,tendo sido bastante explorado na América Latina.

Após as décadas de 1960 e 1970,a educação a distancia incorpora o áudio e o videocassete,as transmissões de rádio e televisão,o videotexto,o computador e,mais recentemente,a tecnologia de multimeios.

Atualmente,a EaD é utilizada em quase todo o mundo,em todos os níveis de ensino.

No Brasil,o primeiro movimento de EaD foi em 1904,com escolas internacionais que ofereciam cursos pagos por correspondência.

Com a fundação do Instituto Rádio-Monitor,em 1939,e depois do Instituto Universal Brasileiro,em 1941,ocorreu uma maior difusão da EaD no país,havendo várias experiências com relativo sucesso.

No final do século XX,fundações privadas e organizações não governamentais,começaram a oferecer cursos supletivos a distancia,com aulas via satélite.Na década de 1990,surgiram as novas tecnologias,ou seja,o computador e a internet.

Em 1996,foi criada a Lei nº 9.394/96,que normatizou a educação a distancia.O que converteu a EaD em objeto formal.Mas até hoje se discute melhoramentos nessa lei.

A EaD é constituída de vários elementos.Dentre eles estão as mídias em geral,os tutores a distancia e de uma coordenação do projeto.

A maioria das mídias usadas na EaD pode ser disponibilizada na internet.Essas mídias são caracterizadas por poderem ser usadas pelos alunos em tempos e espaços diferentes sem nenhum problema,sem perder a interatividade e compartilhamento de idéias com os colegas.

As políticas de EaD são um importante fator para que se tenha uma educação de qualidade. Pois para se ter um bom ensino,o primeiro passo é ter uma boa organização,com pessoas qualificadas.

Um dos problemas da EaD é a falta de uma lei especifica que atenda suas necessidades,pois até o momento apenas o ensino presencial é contemplado com esse aspecto.

Ao ganhar o status de Secretária em 1995 e em Dezembro de 1996 ter sido instituída oficialmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,foi cada vez mais reconhecida como capaz de cumprir metas de políticas publicas de longo alcance.

Para uma melhor adequação das instituições o governo lançou a Portaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com