TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Luz

Resenha: História da Luz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

História da Lâmpada

A primeira lâmpada elétrica desenvolvida com sucesso era do tipo

incandescente e foi inventada por Thomas Edison em 1879. Nessa época Dom Pedro II, no Brasil, concedeu a Edison a licença para introduzir no país os aparelhos e processos necessários para tornar a iluminação pública elétrica, sendo inaugurada na Estação Central de Ferro D. Pedro II a primeira instalação elétrica permanente. Em 1883 houve a construção da primeira usina hidrelétrica localizada no Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha, em Diamantina. Posteriormente foi instalado na cidade de Campos o primeiro serviço público municipal de iluminação elétrica do Brasil e da América do Sul.

Desde então, investimentos no fornecimento de energia elétrica foram aplicados para aumento da capacidade, porém, paralelamente, cresceu também a demanda pela eletricidade no país, em uma velocidade maior do que a capacidade de oferta de energia. No setor residencial, segundo o Ministério de Minas e Energia no Balanço Energético Nacional 2010, ano base 2009, o consumo de energia elétrica cresceu 6,5% principalmente devido ao aumento de renda da população e também à redução de impostos de bens de consumo durante a crise econômica do mesmo ano do relatório. Segundo o mesmo documento, o setor residencial tem consumo de 21% do total de consumo de energia elétrica no Brasil. Tomando como base dados da pesquisa feita pela Eletrobrás de posse de equipamentos e hábitos de uso, ano base 2005 - Classe Residencial Relatório Brasil, a participação das lâmpadas é de 14% no consumo de energia elétrica residencial no Brasil.

A pesquisa da Eletrobrás também mostra que a lâmpada tem seu maior consumo de energia nos horários entre 18 e 23 horas, exatamente nos horários de maior consumo de energia elétrica no sistema brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com