TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da microbiologia

Artigo: História da microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

Histórico da microbiologia .

Os micróbios são minúsculos seres vivos , individualmente muito pequenos para serem vistos a olho nu. O grupo inclui bactérias, fungos, protozoários e algas microscópicas. Também inclui vírus , os quais são entidades acelulares,muitas vezes considerados como sendo o limite entre seres vivos e não vivo. Tendemos a associar estes pequenos microrganismo somente a infecção desagradáveis , a doenças graves.No entanto, a maioria dos microrganismo fornece contribuições cruciais para o bem estar dos habitantes do mundo, através da manutenção do equilíbrio entre os organismos vivos e os compostos químicos do nosso ambiente.

Uma das descobertas mais importantes na história da biologia ocorreu em 1966com um auxílio de um microscópio extremamente simples. O Inglês Robert Hooke relatou ao mundo que as menores unidades vivas eram “pequenas caixas” ou “células “ como ele chamou, Hooke foi capaz de visualizar as células individualmente. A teoria de Hooke marcou o ínicio da teoria celular, que todas as coisas vivas são compostas por células.Embora Hooke fosse capaz de mostrar as células, ele não possuía as técnicas para coloração que teriam permitido que ele visualizasse claramente os micróbios. O cientista amador alemão Antoni Van Leeuwenhiek, foi o primeiro a realmente observar microrganismos vivos através de lentes de aumento.

Até a segunda metade do século XIX, muitos cientistas e filósofos acreditavam que algumas formas de vida poderiam aparecer espontaneamente da matéria morta; eles chamaram esse processo de geração espontânea .

Características gerais dos microrganismos.

Bactérias são organismo de uma única células, relativamente simples e muito pequenos, cujo material genético não esta envolto por uma membrana nuclear especial. As bactérias são denominadas procariotos que em grego significa pré-núcleo. As células bacterianas geralmente aparecem em um entre vários formatos. Bacilos(em forma de bastão), cocos(forma esférica ou ovalada) e espirilos (forma de um saca rolha ou curvada). As bactérias individuais podem formar pares, grupos, cadeias ou outros agrupamentos. As eubactérias são envolvidas por uma membrana celular que é praticamente composta por uma substância denominada peptideoglicano.As bactérias geralmente se reproduzem através da divisão de uma célula em duas células filhas idênticas; esses processo é chamado de fissão binária. Para a sua nutrição utilizam compostos orgânicos . Algumas bactérias podem sintetizar seu próprio alimento por fotossíntese e algumas podem obter seu alimento a partir de substâncias inorgânicas .

Fungos são eucariotos orgânicos cujas células possuem um núcleo possuem um núcleo definido, que contém o material genético da célula(DNA),circundado por um envelope especial chamado de membrana nuclear, podem ser unicelular ou multicelulares.Os fungos verdadeiros possuem a parede das células compostas principalmente por uma substância chamada de quitina. As formas unicelulares dos fungos são, as leveduras são microrganismos ovais, maiores que as bactérias. Os fungos mais típicos são os bolores, que formam uma massa visível chamada micélio, composta por vários filamentos (hifas) que se ramificam e se expande.Os fungos podem se reproduzir-se sexual ou assexuadamente. Eles obtém seus alimentos absorvendo soluções de matéria orgânica de seu ambiente.

Protozoários são micróbios unicelulares eucariontes que pertencem ao Reino dos Protistas. E São classificados de acordo com a forma de locomoção. As amebas se movimentam pelo uso de extensões de seu citoplasma chamadas de pseudópodes. Outros possuem longos flagelos ou numerosos e curtos apêndices para locomoção chamados de cílios. Os protozoários possuem uma variedade de formas e vivem tanto como entidades livres ou como que absorvem ou ingerem compostos orgânicos de seu ambiente. Os protozoários podem reproduzir-se sexual ou assexuadamente.

Algas são eucariotos fotossintéticos com uma enorme variedade de formas e com os dois tipos de reprodução sexuada e assexuada. São membros do Reino protista e são normalmente unicelulares.A parede celular de algumas algas são compostas por celulose. Como fotossíntetizadoras,as algas necessitam de luz e ar para a produção de alimentos e para o seu crescimento, mas geralmente, não necessitam de compostos orgânicos do ambiente.Como o resultado da fotossíntese, as algas produzem oxigênio e carboidratos. Dessa forma, possuem papel importante no equilíbrio da natureza.

Vírus são acelulares, contém um núcleo formado por um único tipo de ácido nucleico, DNA ou RNA. Esse núcleo é circundado por um envoltório proteico. Esse envoltório é revestido por uma camada adicional, uma membrana lipídica denominada envelope.Os vírus somente se reproduzem através da utilização da maquinaria de outros organismos.Assim todos os vírus são parasitas de outras formas de vida

Parasitas animais multicelulares não são exclusivamente microrganismo, eles tem importância médica. Os dois maiores grupos de vermes parasitas são os vermes chatos e os vermes redondos, coletivamente chamados de helmintos.

Os micróbios e o bem estar humano

Apenas uma minoria dos microrganismos é patogênica. Os micróbios que causam estragos a comidas também são minoria. A grande maioria dos micróbios é benéfica para os seres humanos, outros animais e plantas.

Células Procarióticas

Seu material genético (DNA) não esta envolvido por uma membrana; ele é um cromossomo circular. Eles não possuem outras organelas revestidas por membrana.Seu DNA não esta associado a proteínas histonas. Suas paredes celulares quase sempre contêm o polissacarídeo complexo peptideoglicano. Eles usualmente se dividem por fissão binária. Durante este processo, o DNA é duplicado e a célula se divide em duas. A fissão binária envolve menos estruturas e processos que a divisão celular eucariótica.

Os representantes do mundo procariótico compõem um vasto grupo heterogêneo de organismo unicelulares muito pequenos.Os procariotos incluem as eubactérias e as arquibacterias. A maioria das bactérias, incluindo as cianobactérias que realizam fotossíntese, está incluída no grupo das eubactérias.As milhares de espécies de bactérias são diferenciadas por muitos fatores incluindo a morfologia, a composição química as necessidades nutricionais, as atividades bioquímicas e a fonte de energia.

O tamanho, a forma e o arranjo das células bacterianas.

Existem muitos tamanhos e formas entre as bactérias. A maioria das bactérias vaia de 0,2 a 2,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com