TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sicoedade

Artigo: Homem E Sicoedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 4

http://blogflanar.blogspot.com/

Ruth Benedict escreveu em seu livro O crisântemo e a espada que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.

a) O que a lente cultural do fotógrafo capta na figura da esquerda?

b) O que a figura da direita sugere?

http://pattindica.wordpress.com/2009/03/page/2/

II. Que visões têm o antropólogo e o índio Tupi da floresta amazônica?

III. A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir deprecia-tivamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

Polícia investiga nova agressão a gays na Paulista

Caso foi na madrugada de sábado; os dois agredidos ainda não prestaram depoimento

DE SÃO PAULO

A Polícia Civil de São Paulo investiga mais uma suspeita de agressão contra gays na Avenida Paulista.

Um estudante e um operador de telemarketing, ambos de 28 anos, disseram à Polícia Militar terem sido agredidos por um grupo de jovens quando andavam na Paulista, altura do número 1.500, por volta das 5h de sábado. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0612201012.htm >.

Até recentemente, por exemplo, o homossexual corria o risco de agressões físicas quando era identificado numa via pública e ainda é objeto de termos depreciativos. Tal fato representa um tipo de comportamento padronizado por um sistema cultural.

Esta atitude varia em outras culturas. Entre algumas tribos das planícies norte-americanas, o homossexual era visto como um ser dotado de propriedades mágicas, capaz de servir de mediador entre o mundo social e o sobrenatural, e, portanto respeitado. (Laraia, p. 70).

Outro exemplo de atitude diferente de comportamento desviante encontramos entre alguns povos da Antiguidade, onde a prostituição não constituía um fato anômalo: jovens da Lícia praticavam relações sexuais em troca de moedas de ouro, a fim de acumular um dote para o casamento.

a) A partir dos textos, explique herança cultural.

IV.

Um pai, cuja filha de 5 anos fora esmagada e morta sob o agrupamento de pessoas ao atravessar uma passarela, relatava o acontecimento ao repórter. Esse pai, calmamente, com olhar de ardor, sorrindo um pouco, disfarçando as lágrimas que corriam pelo rosto, comentava diante da câmera os detalhes da tragédia.

Naquele instante eu pude perceber que aquele era o sorriso amarelo do povo japonês. O sorriso que ultrapassava a barreira da tristeza, o sorriso que comandava o seu subconsciente para que ficasse calmo naquela situação calamitosa, o sorriso gritante querendo exprimir para ter mais cuidado onde se concentra aglomerações, o sorriso amarelo que nascia da bravura, e ao mesmo tempo, dando uma esperança para aqueles que sobreviveram naquele funesto acidente. Disponível em: < http://www.sonoo.com.br/Sorrisoamarelo.html >.

A primeira vez que vimos um índio Kaapor rir foi um motivo de susto. A emissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com