TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanismo

Tese: Humanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O humanismo foi um movimento filosófico que surgiu por volta dos séculos XIV á XVI, onde houve grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas desencadeadas pelo renascimento, foi também o período de transição da idade média. Esse movimento traz de volta a leitura de clássicos latinos e gregos da idade média, mas visto com outros olhos, e certa repudia pela cultura daquele período, por se tratar de um sistema de aprendizagem voltado para classe dominante com a intervenção da igreja. Os humanistas buscavam uma modificação nas escolas, recriminando a cultura dos cenóbios e o modo tradicional das universidades, com metodologias repetitivas e disciplinas severas. Buscando então, uma educação conservadora, mais laica, capaz de mudar a sociedade, gerando grande polemica. Podemos então afirma que a Educação Humanista surge no sentido de organizar a sociedade em vários níveis, assim se caracteriza em uma nova sociedade baseada nos princípios da civilização urbana e cosmopolita, veio precisamente originar uma forma de pensar assente na valorização da “dignidade humana”, colocando-o no centro do universo, dando ênfase na sua forma de agir e de pensar, abrindo-lhe novos horizontes para desenvolver sua personalidade, conduzindo seu pensamento a uma nova perspectiva de vida.

HUMANISMO

A partir da segunda metade do Século XIV começa a surgir na Europa, mais precisamente na Itália, uma mudança de atitude dos homens perante o mundo e a vida. Começam a perceber o inicio de uma nova era, implementando o processo de ruptura com a estrutura medieval e surgimento do período moderno. Esse período que perdurou até o século XVII é conhecido como Renascimento ou Renascença. Nele o homem procura explicar a si mesmo o significado dessa mudança, atribuindo ao "renascimento" das idéias que foram utilizadas na época clássica e ficaram de lado durante a Idade Média.

Ao romper com os ideais teocêntricos o Renascimento possibilita um grande número de descobertas, como a descoberta da imprensa por Gutenberg que difundiu o saber a e "revolta" da época, da bússola que possibilitou as grandes navegações, da pólvora que alavancou a arte da guerra, entre outras. O efeito desses acontecimentos fez com que o homem acreditasse em seu poder de superação, favoreceu o individualismo e precedeu uma infinidade de novas aventuras.

A educação do Renascimento é centrada no homem, tornando-a mais prática, com inclusão da cultura do corpo e o começo da substituição de processos mecânicos por métodos mais práticos. Infelizmente a educação da Renascença preparou apenas a formação burguesa não chegando às massas populares.Em meio ao grande período considerado negro no mundo das ciências e da filosofia que foi a Idade Média, onde o conhecimento e as descobertas científicas era monitoradas e caçadas pelos poderes eclesiásticos dominantes, os pensadores da época começam a reaver uma concepção de mundo baseado no homem, pensamento que é praticado na Grécia antiga, era o humanismo que dava sustentação ideológica ao Renascimento.

Com o humanismo o homem volta a ser centro das coisas depois de grande tempo interpretando tudo através do prisma divino. De modo geral, o humanismo prega que todas as pessoas têm dignidade e valor, e, portanto, devem fazer jus ao respeito dos seus semelhantes. Não separa homem e natureza, mas considera o homem um ser natural diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico. Segundo Manacorda (2010) “O humanismo nasce aristocrático, e, embora nenhum outro movimento cultural tenha dedicado maior atenção aos problemas do homem e da sua educação”. (p. 216).

O Humanismo é considerado a origem de todo o pensamento moderno ao tentar elaborar uma concepção onde o homem era o centro. Ocorreu nos séculos XIV ao XVI e tem como principal sede a Itália, mas logo se espalhou por grande parte da Europa.Enquanto reflexão centralizada no homem o humanismo sempre existiu, mas foi nesse período que se estabeleceu um programa humanista o qual podemos sintetizar em três pontos fundamentais:o objetivo básico do conhecimento é o homem e o significado da vida; nenhum filósofo detém o monopólio da verdade; e existe uma afinidade entre a cultura clássica pagã e o cristianismo, já que o ensinamento sobre o homem, a vida e a virtude ministrado pelos autores clássicos pode ser integrado ao cristianismo.Com o tempo o humanismo influenciado pelas reformas religiosas começa a perder território, mas a noção de racionalidade e a nova visão de mundo difundida por esse ideal sobreviveram nos pensadores racionalistas e empiristas que formaram a base do pensamento iluminista.

A EDUCAÇÃO HUMANISTA

Com o avanço da burguesia urbana na Itália nos últimos séculos da Idade Medieval, criou uma nova classe enriquecida que passou a dar destaque à cultura, antes monopolizada pela igreja e os grandes nobres, e buscar uma educação que pudesse colaborar para gestão e manutenção de seus recursos, pois a educação teológica já não atendia as suas necessidades. Assim adaptaram os ensinamentos à nova época, com programa de estudos, orientado para facilitar conhecimentos profissionais e atitudes mundanas, compreendia a leitura de autores antigos e o estudo da gramática, da retórica, da história e da filosofia moral. A partir do século XV deu-se a esses cursos o nome de studiahumanitatis ou "humanidades", e os que os ministravam ficaram conhecidos como humanistas.

Essa nova pedagogia tinha como atributo a valorização da infância e da juventude, afirmando sua autonomia e diferença em relação à idade adulta, preservando sua inocência ingenuidade. Mudando a concepção de homem que é formada por essa renovada educação. Um homem que quer ver seu desenvolvimento, mais laico, reflexivo e que usa mais a razão.

Moacir Gadotti aponta como principais pensadores da educação humanista no renascimento:

- Vittorino da Feltre (1378-1446), teria criada a primeira "escola nova",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com