TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanizacao

Trabalho Universitário: Humanizacao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

A arte do cuidado na enfermagem é uma prática que existe desde os primórdios da humanidade, sendo que ainda está em constante processo de evolução. Objetivo: mostrar o quão relevante é a pratica do cuidado para a nossa profissão, tendo como base diversas áreas de atuação dos mais diferenciados pontos de vista. Desenvolvimento: ao ler os textos foram extraídos diversos conceitos e aplicações para o cuidado, mostrando ainda sobre a humanização no atendimento nas mais diversas áreas de atuação da enfermagem. Considerações finais: pretende-se então evidenciar a relevância do conhecimento e aplicação do cuidado no dia – a – dia da pratica de enfermagem, tornando assim o atendimento mais humano e com mais proximidade a realidade de cada paciente atendido no ambiente hospitalar.

Começa então a surgir o cuidar em enfermagem onde: Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanidade, ajustando pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor, bem como na existência (SOUZA, ML; SARTOR, VVB; et al., 2004).

Embasado por esse pensamento, podemos então definir como o cuidado se manifesta, o que ele significa e seu posicionamento com relação à prática do cuidado de enfermagem e seus contextos.

- Manifestação de cuidado: é a preservação do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contempla a vida como um bem valioso.

- Significado de cuidado: é desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. É colocar-se no lugar do outro.

- Prática do cuidado de enfermagem e seus contextos: respeita as razões morais de cada cidadão ao mesmo tempo em que convive com os sentimentos advindos da relação interpessoal, ainda busca atitudes e comportamentos solidários com relação à vida e a morte.

O cuidado é parte integrante da sobrevivência da vida humana associada, é de grande valor no oficio da enfermagem, onde o valor da vida pode ser categorizado em instrumental, subjetivo e intrínseco.

O valor instrumental da vida humana consiste em ajudar as pessoas para conseguirem seus objetivos, tal qual dinheiro, medicamentos, entre outros. Isso então sugere que o aspecto da instrumentalidade, é conseguir por meios próprios, livre de união social com outros indivíduos.

Já o valor intrínseco da vida humana consiste em ver até que ponto há desejo dos homens em tratar uns aos outros não como meios, mas como finalidades em si mesmas.

Enquanto isso o valor subjetivo, refere-se até que ponto a pessoa quer estar nessa vida, e até que ponto é bom estar vivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com