TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização Na Assistência Medica

Exames: Humanização Na Assistência Medica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 3

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTENCIA.

Muitos autores tem abordado a temática da humanização considerando o cenário da saúde, imprimindo as suas elaborações conceituais as caracteristicas de seus campos atuação.

A utilização do termo ‘’humanização’’na área da saúde, em especial na Enfermagem, causa impacto, gerando perguntas do tipo: ’’O que significa humanização, ``O que e humanizar?, “A Enfermagem e desumanizada?Não somos humanos?, Não cuidamos dos humanos” , “Como entender a necessidade de humanizar uma relação quando se fala de Enfermagem, cuja função e cuidar e zelar de um ser humano?.

Quanto ao estranhamento causado pelo termo na área da saúde,Deslandes (2004),em analise de publicações do Ministério da saúde sobre a humanização da assistência,refere-se ‘as provocações feitas por meio de perguntas como:O que significa humanizar? Subtende-se que a pratica em saúde era (des)humanizada ou não era feita por e para humanos?. Segundo a autora, o conceito de humanização da assistência ainda merece uma definição mais clara,baseada em diretriz de trabalho e com movimento de parcela dos profissionais e gestores,deixando de ser apenas um “aporte teórico pratico”.

De acordo com Betts (2006),para humanizar e necessário garantir a palavra sua dignidade ética. Ou seja, as palavras com que o sujeito expressa as percepções de dor,sofrimento ou prazer devem ser reconhecidas pelo outro,tanto quanto esse sujeito precisa ouvir do outro palavras de seu relacionamento para serem humanizadas.A autora afirma ainda que sem comunicação não há humanização :”a humanização depende da nossa capacidade de falar e ouvir,pois as coisas do mundo só se tornam humanas quando passam pelo dialogo com nossos semelhantes’’.

Nas considerações acerca da humanização, e possível observar que o ponto de convergência e a comunicação,tanto para o estabelecimento de relações interpessoais como para o reconhecimento de necessidades dos clientes e dos profissionais de saúde.Diante de uma reflexão a respeito dos estudos conceituais de humanização,fica claro que o tema e de fundamental importância para o sistema de saúde, principalmente quando se revela a valorização dos profissionais,clientes e familiares.

Atualmente,as iniciativas de humanização governamentais estão descritas e formuladas na Política Nacional de Humanização governamentais estão descritas e formuladas na Política Nacional de Saúde (SUS),denominada HumanizaSUS, a qual vem sendo amplamente discutida e implementada nas instituições de saúde,nas três esferas governamentais.

Nos últimos anos, a temática da humanização da atenção a saúde despontou em diversos momentos e em múltiplas iniciativas no processo de construção do SUS.

Configuraram-se,inicialmente,programas e projetos de qualificação do atendimento em áreas especificas,especialmente na área de assistência materno-infantil.Desse modo ,alguns modelos de assistência pautados por tais princípios foram amplamente apoiados pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e considerando referencia para a rede publica,tais como os projetos Maternidade Segura e Método Canguru(Deslandes,2004).

A partir de iniciativas pioneiras de Secretarias Municipais e estaduais de Saúde,o MS institui,em maio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com