TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes BRASIL

Relatório de pesquisa: IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

IBRACON – INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL

Constituído em 13 de Dezembro de 1971, surgiu da união de dois institutos compostos por contadores do ramo de auditoria independente: O Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (IBAI), que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB).

Eram tempos de mudanças, como os de hoje em dia. O mercado de capitais brasileiro, após rápida e expressiva expansão, havia entrado em colapso, causando sérios problemas à economia da época. O IBRACON esteve presente na reorganização do mercado de capitais após a quebra da Bolsa, em 1970.

O Instituto foi criado justamente para auxiliar no processo de reconstrução, quando a auditoria independente passou a ser obrigatória para as empresas de capital aberto e o primeiro conjunto de normas sobre demonstrações contábeis foi escrito e adotado por meio da Circular nº 179 do Banco Central do Brasil. Por trás daquelas novidades estava o então Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB).

Desde 1971 o IBRACON luta em prol do fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado. Para isso, ao longo dos anos desenvolveu fortes relacionamentos internacionais, como forma de contribuir com esse desenvolvimento. Exemplo disso é o fato do Instituto estar presente na fundação da Federação Internacional dos Contadores (IFAC).

Nos dias atuais, esses relacionamentos internacionais se ampliaram. A parceria com a IFRS Foundation permitiu que o IBRACON se tornasse a entidade autorizada a traduzir o Livro Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), emitidas pela IASB (International Accounting Standards Board). Participa no processo de convergência de normas internacionais em todos os seus estágios, na criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e no desenvolvimento de seus trabalhos.

Foi o IBRACON quem primeiro se ocupou em organizar e estabelecer um arcabouço contábil para o Brasil, ao mesmo tempo em que estabeleceu as primeiras normas de auditoria independente. Isso pode ser confirmado pelo reconhecimento à época das normas emitidas pelo Instituto, pelos reguladores da profissão e do mercado.

Esteve presente também na discussão da reforma da Lei das Sociedades por Ações, contribuindo com idéias e sugestões. Ao longo desse trajeto, a visão e opinião foram sempre de contribuir com o desenvolvimento da Contabilidade e da Auditoria Independente no Brasil.

http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/detInstitucional.php?cod=1

1º SLIDE

IBRACON – INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL

O Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB)

Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (IBAI)

OBJETIVO

obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão

2º SLIDE

Desde 1971 desenvolveu fortes relacionamentos internacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com