TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB Basic Education Development Index

Projeto de pesquisa: IDEB Basic Education Development Index. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento da Educação PDE, ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar aprovação e evasão e no desempenho dos alunos no SAEB Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e na Prova Brasil. O seu objetivo é elevar a qualidade e eficácia do ensino no país, igualando-se aos países desenvolvidos.

Diante disso, com a perspectiva de compreender a importância do IDEB nas escolas públicas, foi realizada uma pesquisa com dois gestores no interior do município de Santa Maria da Vitória na Bahia, onde o primeiro gestor é do sexo masculino, casado, tem 30 anos e reside no povoado de Nova Franca, e o segundo também do sexo masculino, solteiro, tem 35 anos e reside no povoado de São Francisco, sendo ambos professores ocupando o cargo de gestores.

DESNVOLVIMENTO

Toda educação é intencional, principalmente a que acontece no sistema escolar, está demarcada por princípios e fins, que aparecem no texto da Constituição Federal de 1988 e são confirmados na Lei de Diretrizes e Bases n.9.394/96, dando direcionamento à educação que é oferecida nas escolas. Sendo assim, avaliar e analisar a educação que está sendo oferecida é de fundamental importância para se encontrar os erros e os acertos.

Nesse contexto, a pesquisa realizada com os dois gestores trazem situações semelhantes, pois em se tratando de Educação no Campo tudo se torna difícil e complicado.

O resultado do IDEB da escola do primeiro gestor entrevistado foi de 3,6, ele argumentou que existia uma perspectiva de alcançar um índice maior,porém por se tratar de uma instituição do campo há várias limitações, mas afirmou que estão trilhando no caminho certo.

A instituição fez projetos de intervenção com o objetivo de incentivar a leitura, desenvolvendo diversas habilidades, mas no que diz respeito a um trabalho preparatório para o IDEB não houve. Diante disso, hoje a escola trabalha visualizando a retrospectiva dos anos anteriores, fazendo um diagnóstico dos fatores negativos e previnindo-os para a melhoria.

Dessa forma, ressaltou numa análise crítica da educação brasileira, que o IDEB não mede realmente o avanço ou a regressão do aprendizado de fato, pois a forma como os alunos são avaliados não retrata a real situação das escolas e, consequentemente, dos educandos.

Para darmos continuidade, o índice da escola do segundo gestor foi de 3,2, ele articulou que previa um resultado maior, mas que houveram alguns avanços, principalmente devido a implementação de recursos oferecidos pelo MEC, mas que cometeram falhas no que diz respeito a um trabalho preparatório para a avaliação do IDEB, pois não desenvolveram nenhum trabalho do tipo.

Diante dessa realidade, a instituição busca hoje, através do programa ``Mais Educação´´, desenvolver um trabalho de acompanhamento mais intenso com os educandos. Concluiu assim, de forma reflexiva, que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, busca com certeza a melhoria da qualidade de ensino, pois se uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com