TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEIAS BÁSICAS BÁSICAS DE INVESTIGAÇÃO COMO O EMPREGADO CONSIDERA O EXEMPLO DE USO EM DIAS

Projeto de pesquisa: IDEIAS BÁSICAS BÁSICAS DE INVESTIGAÇÃO COMO O EMPREGADO CONSIDERA O EXEMPLO DE USO EM DIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS.

TEORIA

PRINCIPAIS ESTUDIOSOS PRINCIPAIS IDEIAS COMO O TRABALHADOR ERA CONSIDERADO EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

Administração Científica

( 1903)

Taylor e Ford

Princípios do Planejamento, Princípio do Preparo, Princípio do Controle, Princípio da Execução e Princípio da Exceção. Um ser racional, que a partir do momento que toma uma decisão, sabe o curso das ações bem como a consequência do que escolheu. Racionalidade absoluta em relação ao homem. Incentivo salarial e muitas vezes nas grandes empresas, material.

Teoria Clássica (1916)

Henri Fayol Centralização, cadeia escolar, ordem, equidade, estabilidade e duração do pessoal, iniciativa o espírito de equipe. Um homem máquina, onde a autoridade tinha o direito de mandar e de se fazer obedecer e não se concedia a autoridade, sem responsabilidade. O encarregado ou administrador se faz obedecer, muitas das vezes com punições.

Teoria das Relações Humanas

(1932) Elton Mayo Organização informal, Motivação, Liderança e comunicações e dinâmicas em grupo. Ele deixa de ser visto como um indivíduo isolado e passa a viver em grupos. Desenvolvimento da área de Recursos Humanos com ênfase na psicologia.

Teoria neoclássica

(1954) Peter Ducker Técnica social básica e administrativa por objetivos Homem organizacional e administrativo O processo administrativo hoje se encontra flexível e adaptável a diversas situações.

Modelo Burocrático

(1909)

Max Weber

Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas

Homem considerado apenas um apêndice da máquina e deveria ser padronizado na medida do possível.

Funcionário isolado, que reage como ocupante do cargo e posição.

Teoria estruturalista

(1947) Peter Blau Organização formal e informal, sistema social intencionalmente construído e reconstruído, sociedade de organizações e abordagem múltipla. Homem organizacional flexível, tolerante a frustrações e com desejo de realizações. Tanto empregado como empregador tem uma ampla visão da empresa.

Teoria Comportamental

(1957) Abraham Maslow Ciência comportamental aplicada, conflitos possíveis e negociáveis, relação em equilíbrio entre eficácia e eficiência. Homem administrativo, racional, tomador de decisões quanto à participação nas organizações. Gestores se preocupam mais com seus colaboradores, proporcionando clima e ambiente de trabalho satisfatórios e assim conseguindo melhores resultados.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

( 1962) Leland Bradford Transformar as organizações mecanicistas em organizações orgânicas. Valores organizacionais baseados em valores humanos e democráticos, o homem que só aperta botões é um conceito ultrapassado. Desenvolvimento de equipes, reuniões para confrontar conflitos entre grupos e suprimentos de informações e treinamentos.

Tecnologia da informação Simon, Paul C. Nutt Eficiência, produtividade e competitividade. Sem saber a tecnologia estava em todo o lugar. Está em todas as áreas e cotidiano das pessoas.

Teoria Matemática Herbet Simom O processo decisório é fundamento básico Soluções contidas, obedecendo a certas leis. Escolha da melhor alternativa.

Teoria de Sistemas

(1951) Ludwing Won Bertalanffy Conjunto de elementos interligados para formar um todo, a organização é um sistema aberto e os incentivos mistos. Homem funcional que se relaciona com os demais indivíduos. Ele é totalmente aplicável à organização empresarial.

Teoria da Contingencia

(1972) A. Chandler Jr. Enfatiza que o que acontece dentro da empresa é relativo, ou seja, depende do modo como às organizações trabalham e também do ambiente externo. Existe uma relação entre condições do ambiente e técnicas administrativas. Homem complexo opera como um sistema, buscando equilíbrio interno diante das demandas do ambiente. Com o mercado cada vez mais competitivo, ter um diferencial que possa potencializar os lucros é algo de suma relevância. Empresas lideres são aquelas capazes de se adaptarem a qualquer situação, superando as adversidades impostas a ela.

Estratégia Organizacional

(1989) Michael Porter Sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade que controlam a coordenação e as formas de motivação dentro da organização. O homem era avaliado com que eficiência transformava uma dada quantidade de habilidades e recursos em produtos acabados e serviços. Conjunto de valores compartilhados e normas que controlam a interação entre os membros da organização e destes com fornecedores, clientes e outras pessoas externas.

Gestão por equipes Grupo Sistema de gestão descentralizada, baseada na gestão do conhecimento, visão sistêmica, foco no resultado, ampla participação do grupo, processo decisório por consenso, aproveitamento máximo da sinergia como ponto diferencial. O colaborador se sente dono do negócio e orgulho de pertencimento. Hierarquia vertical, o trabalhador visto apenas como tarefeiro, não participava das decisões, visão parcial e reducionista. Peça fundamental detentor de capital intelectual onde as diferenças são amplamente valorizadas, havendo desenvolvimento de lideranças em todos os níveis da equipe, suas ideias e criatividade são bem recebidas, e incentivados todos os talentos humanos da equipe visando o êxito das estratégias.

IMPLICAÇÕES ÉTICAS

A Ética já era discutida no período dos filósofos gregos e hoje em dia é o foco das discussões dentro das empresas. E cada vez mais ganha espaço em meio as grades de estudos das universidades, pela sua importância, influência e impacto, não só no âmbito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com