TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDEPENDENTE BOMBEIRO MILITAR EM PAÇO DO LUMIAR-MA

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.924 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

ESTADO DO MARANHÃO

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO

ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR JOSUÉ MONTELLO

GESTÃO DE PROJETOS

CAD BM/3 229 CRISTIAN DOUGLAS SERRA COSTA

CAD BM/3 243 DOMIRES PEREIRA DA SILVA FILHO

CAD BM/3 249 JOSÉ RIBAMAR PEREIRA QUADROS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIDADE: 2ª COMPANHIA

INDEPENDENTE BOMBEIRO MILITAR EM PAÇO DO LUMIAR-MA

SÃO LUÍS

2018


CAD BM/3 229 CRISTIAN DOUGLAS SERRA COSTA

CAD BM/3 243 DOMIRES PEREIRA DA SILVA FILHO

CAD BM/3 249 JOSÉ RIBAMAR PEREIRA QUADROS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIDADE: 2ª COMPANHIA

INDEPENDENTE BOMBEIRO MILITAR EM PAÇO DO LUMIAR-MA

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Projetos do Curso de Formação de Oficial do Bombeiro Militar da Universidade Estadual do Maranhão como requisito para obtenção de nota referente à terceira avaliação.

 Instrutor: Major QOCBM Tairo.

SÃO LUÍS

2018


SUMÁRIO

        

1.        HISTÓRICO DA UNIDADE        4

2.        NEGÓCIO        6

3.        MISSÃO        6

4.        VISÃO        7

5.        VALORES        8

6.        FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO        10

7.        POLÍTICAS CORPORATIVAS        12

8.        OBJETIVOS, METAS E ESTRATÉGIAS         14


  1. HISTORICO DA UNIDADE

A 2ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE BOMBEIROS MILITAR foi inaugurada no dia 20 de fevereiro de 2018, pelo excelentíssimo Senhor Flávio Dino governador do Estado do Maranhão na gestão do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar o senhor CEL QOCBM Célio Roberto Pinto de Araújo, pela necessidade da implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros no Município de Paço do Lumiar-MA.

O município foi criado a partir do desmembramento do município de São José de Ribamar-MA. Bairros como Maiobão, Maioba, Mocajituba, Iguaíba, Paranã I, II e III, Vila Mercês e Residenciais Abdalla I e II, comunidade de Tendal-Mirim, Loteamento Todos os Santos, Vila São Jose I e II, comunidades dos Portos de Mocajituba, Caranguejo, Pau Deitado, as comunidades de Novo Horizonte, Nova Luz, Nova Vida, Jardins das Meses, Residenciais Araguaia, Roseana Sarney,  Conjunto Tambaú, Loteamento Jardim Paranã, Residencial Orquídeas, Vila Nazaré, entre outras vilas e comunidades compõem o cenário geográfico de Paço do Lumiar.

  O município possui extensas áreas verdes ainda não ocupadas por atividades humanas e é um lugarejo que ainda conserva aspecto de cidadezinha do interior. Sua população é de 119. 915 habitantes, segundo Censo do IBGE em 2016. O município de Paço do Lumiar junto com Raposa, São José de Ribamar, Alcântara, Santa Rita, Rosário, Bacabeira e São Luís formam a maior metrópole do estado do Maranhão, também conhecida como Grande São Luís.

A Unidade de Bombeiros Militar conhecida como o 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Paço do Lumiar, tem como sede, o Centro Social Urbano, onde funciona a Secretária Municipal de Saúde (SEMUS) na Avenida 13 S/N- Maiobão em Paço do Lumiar. Tendo como seu 1º Comandante, o Major QOCBM Rildo Costa da Rocha e o 1º Tenente QOCBM Flaviano Farias Júnior como subcomandante, contando com um efetivo inicial de 32 (trinta e dois) Bombeiros Militares.

O referido Subgrupamento contou inicialmente com uma frota de viaturas composta por: Um Auto Rápido (AR – 47), para atividades de Vistoria Técnica, resgate veicular, salvamentos em altura e terrestre, vistoria de abelhas, vazamento de Gás liquefeito de Petróleo (GLP), captura de animais peçonhentos; um Auto Bomba Tanque (ABT – 17) com capacidade de 9000 litros para as atividades de combate á incêndio. A 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar tem o propósito de trazer para o Município além das atividades supracitadas, projetos sociais como Bombeiro Mirim, para a formação educativa dos jovens carentes através de palestras educativas com temas como queimaduras, acidentes domésticos, picadas de animais peçonhentos, dentre outros.

Atualmente, a 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar tem como comandante o Cap QOCBM Adeilson Costa Linhares e, no Subcomando 1° Ten. QOCBM Flaviano Farias Junior.

                     


  1. NEGÓCIO

Proteção à vida, patrimônios e meio ambiente do município de Paço do Lumiar por intermédio de ações realizadas pela 2ª CIBM do Estado do Maranhão.

  1. MISSÃO

Prestar serviços de proteção à vida, o patrimônio e o meio ambiente visando o bem estar da sociedade por meio do socorro à população em caso de incêndios, inundações, desabamentos, acidentes automobilísticos, catástrofes ou calamidades, bem como atividades relacionadas ao socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar. A prevenção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espetáculos e divertimento público e outros recintos, mediante solicitação e de acordo com as normas em vigor, nomeadamente durante a realização de eventos com aglomeração de público. A participação em outras ações para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos. Além do exercício de atividades de formação cívica, com especial incidência nos domínios da prevenção contra o risco de incêndio e outros acidentes domésticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com