TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACADEMIA DE BOMBEIRO MILITAR DOM PEDRO II CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ACADEMIA DE BOMBEIRO MILITAR DOM PEDRO II

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

[pic 2]

Thiago Mendonça de Souza Moura – Cad BM QAL/19[pic 3][pic 4][pic 5]

Emanuel Souza da Silva – Cad BM QAL/19

Fabio Silveira Almeida – Cad BM QAL/19

Raphael Rocha do Nascimento - Cad BM QAL/19

Leonam Leal de Souza – Cad BM QAL/19

 

[pic 6]

Rio de Janeiro

2019

Thiago Mendonça de Souza Moura – Cad BM QAL/19[pic 7][pic 8][pic 9]

Emanuel Souza da Silva – Cad BM QAL/19

Fabio Silveira Almeida – Cad BM QAL/19

Raphael Rocha do Nascimento - Cad BM QAL/19

Leonam Leal de Souza – Cad BM QAL/19[pic 10][pic 11][pic 12]

Agentes Extintores – Gás Halon

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Introdução à Prevenção Contra Incêndio e Pânico do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II.

Rio de Janeiro

2019

1. INTRODUÇÃO

        Os agentes extintores são equipamentos utilizados para apagar incêndios. Como existem vários tipos de incêndio de acordo com o combustível consumido, bem como o local em que está inserido, há a necessidade de se ter agentes voltados para cada um desses tipos. Dentre os vários extintores, o gás halon é utilizado há muito tempo por se tratar de um gás eficiente na extinção do incêndio posto que gera poucos resíduos. Apesar de sua proibição, adotada em boa parte do planeta, ainda é usado em muitos locais, até mesmo por órgãos governamentais. A seguir, veremos um pouco sobre o gás halon, seus principais gases e seu funcionamento.

[pic 13] 


2. GAS HALON

        Como o próprio nome já sugere, o gás halon é uma substância química composta por elementos encontrados na coluna dos halogênios da tabela periódica (flúor, cromo, bromo e iodo). Esse tipo de gás é um hidrocarboneto (cadeia que possui carbonos e hidrogênios), tendo sua função definida justamente pelos radicais halogenados. Os compostos halogenados são ideais para combate a incêndios em equipamentos elétricos e eletrônicos sensíveis, com uma eficiência superior à do CO2, dado que, inclusive, podem ser utilizados para incêndios das classes A e B, além da C. Descoberto na década de 1920, esse tipo de gás passou por muitos estudos pelo fato de, no início, alguns gases halon serem altamente tóxicos aos seres humanos, podendo até a levar a morte. Dentre os 10 gases halon, os dois que mais se destacam são o halon1301 (bromotrifluorometano) e o halon 1211 (bromoclorobifluoretano).

3. FUNCIONAMENTO

Halon 1211:devido a sua relativa alta temperatura de ebulição(-4 graus celsius), ele é descarregado 85% como líquido, podendo assim, atingir maiores distâncias quando descarregado.

Halon 1301: normalmente utilizado em sistemas de inundação total, como em lixeiras, que são compartimentos enclausurados e pequenos (facilidade de inundação pelo agente). É descarregado na forma de gás e por isso seu alcance e limitado. A sua eficiência contra o fogo classe A é limitada quando usado em extintores portáteis.

Mistura de Halon 1211 e 1301: Comumente usado em extintores portáteis.

O mecanismo pelo qual Halon 1301 extingue o fogo ainda não é conhecido completamente. Estima-se, porém, que o Halon age através da inibição físico-química do processo da reação de combustão (NPFA 12A). O Halon 1301 foi chamado de “quebra cadeia” indicando que age para quebrar a reação em cadeia do processo da combustão. O Halon na presença de uma chama se dissocia em dois radicais:

3 → 3 + BrFCFBrC

        Foram propostos dois mecanismos de inibição do fogo. Um primeiro, que está baseado em um processo de radicais livres, e um segundo baseado na ativação iônica do oxigênio durante combustão. A teoria do radical livre supõe que o radical brometo reage com o combustível para produzir brometo de hidrogênio, que reage então com os radicais hidroxilas ativos na zona de reação:

                                             [pic 14]

        O radical brometo reage novamente com mais combustível, e assim por diante; com o resultado que o H • ativo, OH •, e os radicais são removidos, e menos radicais de alcila são produzidos.

        A teoria da ativação iônica supõe que a inibição do processo de combustão inclui um passo no qual os íons de O2 são formados pela captura de elétrons que vêm da ionização das moléculas dos hidrocarbonetos. Como os átomos de bromo possuem uma grande capacidade de atração dos elétrons livres de O2, o bromo inibe a reação removendo esses elétrons indispensáveis para ativação do oxigênio, inibindo assim a reação da combustão.

4. APLICAÇÕES

        Dentre as mais variadas aplicações, vale destacar o uso na aviação, sendo usado desde o início dos anos de 1900. Por se tratar de um agente que produz poucos resíduos, terem alta resistência à situações extremas de temperatura e não danificarem equipamentos eletrônicos sensíveis, os gases halon são os preferidos das companhias aéreas. A própria ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamenta a utilização do halon em aeronaves, como pode ser observado no extrato abaixo de uma circular interna do dia 10 de abril de 2008:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (478.1 Kb)   docx (825.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com