TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERNET E MANIFESTAÇÕES SOCIAIS

Exames: INTERNET E MANIFESTAÇÕES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos meses uma onda revolucionaria iniciados por jovens e que posteriormente ganhou a adesão popular, começou a se propagar em boa parte do território brasileiro. As manifestações que muitas vezes são narradas com violência, também acarretadas por vândalos infiltrados, são ocasionadas por diversos fatores. No principio, as mesmas eram motivadas pelo descontentamento do povo com o aumento das passagens de ônibus, mas, com o tempo viraram uma luta contra os problemas sociais e corrupção.

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar que nos dias de hoje o uso das redes sociais já é uma realidade do mundo e não para de crescer, além de ser usada como meio de informação, de comunicação, entretenimento, também como ferramenta para a organização de manifestações, permitindo sua divulgação de forma instantânea.

Na verdade as manifestações sempre existiram, mas o que mudou é a forma de se expressar, no passado sempre envolvido o poder político, centralizado nas mãos de grandes famílias, a elite, onde a hierarquia ditava as estruturas das noticias, atualmente são possíveis manifestações sem quaisquer partidos político envolvido, somente a força do povo, dos interessados, reivindicando seus direitos.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente a população vem se manifestando contra as expressões da questão social, ou seja, as recentes manifestações ocorridas no Brasil inicialmente foram contra o aumento das tarifas de ônibus, mas logo iniciou-se uma revolução contra injustiças e corrupção, principalmente por parte do governo contra a sociedade. A população saiu às ruas pedindo mais saúde, educação, direitos a homossexuais, protestando contra o dinheiro usado na construção dos estádios para a copa do mundo de 2014, entre outros. Estas manifestações e protestos tiveram as redes sociais como divulgadoras, fazendo com que a sociedade fica-se mais informada e participativa, logo, o compartilhamento de informações, interesses e esforços, ajudam num processo de fortalecimento da sociedade, com maior participação democrática e mobilização social a partir das questões sociais que afligem a população brasileira.

Estas recentes manifestações no Brasil tiveram a internet e as redes sociais na divulgação e nas propagações das manifestações e protestos. Sendo a internet e as redes sociais uma nova forma da sociedade estar mais informada e participativa. A internet um dispositivo tecnológico tão versátil, onde a apropriação social da sociedade através dos diversos tipos de redes sociais tem ajudado no compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses. Sendo que as redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade, criando novas possibilidades nas conexões sociais, sendo uma poderosa ferramenta de organização politica da sociedade, refletindo um fortalecimento da sociedade, com uma maior participação democrática e mobilização social. Para Recuero, 2011:

Redes sociais tornaram-se a nova mídia, em cima da qual informação circula, é filtrada e repassada, conectada a conversação, onde é debatida, discutida e, assim, gera a possibilidade de novas formas de organização social baseada nos interesses das coletividades. (RECUERO, 2011, pg.15).

A Internet é um instrumento que tem sido utilizado e aprimorado pelos movimentos sociais e que tem promovido mudanças através de novos meios de publicação de informações, novas formas de comunicação e coordenação de mobilizações, através da combinação com outras ferramentas que continuam a ser utilizadas, como exemplo, o fax, o telefone, a mídia impressa, entre outros. Logo também a mobilização e a ação política através da Internet possuem custos bem menores que a mobilização e participação presenciais, tanto para quem mobiliza quanto para quem está a ser mobilizado. A Internet é uma arma fundamental para atingir indivíduos que, a princípio não tem vinculações políticas e que também não tenham alguma identidade e interesses.

No momento atual com as redes sociais toda pessoa pode se tornar um comunicador ou informante, ou mesmo um organizador de protestos, como também divulgador dos movimentos sociais em questão, em algumas vezes em tempo real levando informações que caberiam ser feitos pela imprensa, mas que não acontecem devido a vários interesses. No entanto as redes sociais tem ajudado as pessoas nas inúmeras formas de interação e relacionamento social, estabelecendo uma nova forma de interação pessoal.

Na internet as redes sociais foram utilizadas para divulgar os movimentos sociais, como exemplo o Facebook ou o Twitter , que são usados como uma rede de comunicação digital onde você se encontra com outras pessoas ou mesmo são fontes de informação, importantes ferramentas de comunicação na internet, ajudando e contribuindo para as manifestações de diversas formas, permitindo a criação de eventos e convocação de milhões de pessoas em poucos segundos. Logo estas redes sociais são uma ferramenta de articulação rápida de movimentos e manifestações em diversas cidades do Brasil. Redes sociais compostas por pessoas e organizações, conectadas por vários tipos de relações tem ajudado no compartilhamento de valores e objetivos comuns. Portanto, é possível verificar que diversos dispositivos digitais foram utilizados para dar força às manifestações, para protestar, para informar, para cobrir e tantas outras funções. Pois estas redes sociais se tornaram importantes para chamar adeptos para as manifestações populares, ajudando na organizações das manifestações, como também na informação e desdobramentos dos manifestos.

Conforme artigo escrito por Marco Santos para o jornal online “O Estado RJ” em entrevista com os Analistas de Mídias Sociais da Agência Kindle, Vinícius Pinto, onde fala sobre as redes sociais:

O crescimento das redes sociais no Brasil é cada vez mais evidente e as mesmas se propagam de forma assustadora. Todas elas se tornaram grandes ferramentas – não só para os usuários fazerem amizades, mas também para reclamarem e protestarem contra situações que julgam errado. As redes sociais funcionam hoje em dia como uma espécie de “arma” na hora de reivindicar direitos, expor ideias ou simplesmente elogiar determinada ação. Com a facilidade das redes sociais na divulgação de um manifesto, os protestos vêm acontecendo de forma bem expressiva. Agora, as pessoas estão procurando cada vez mais a internet para realizarem campanhas nas redes sociais. (PINTO, 2013).

Se as rede sociais oferecem uma organização efetiva a quem quer aderir a protestos e manifestações, no inicio as vezes imune a repressão, elas também podem alimentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com