TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia na era digital: a internet como base dos movimentos sociais contemporâneos

Por:   •  13/4/2016  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PROJEÇÃO

ESCOLA DE NIVEL SUPERIOR

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

METODOLOGIA CIENTÍFICA

        

Democracia na era digital: a internet como base dos movimentos sociais contemporâneos

MARCOS PAULO OLIVEIRA CASTRO

SOBRADINHO/DF

03/2016

Na obra Democracia na era digital: a internet como base dos movimentos sociais contemporâneos, de autoria de Tatiana Venancio, escrita em 12/05/2014, há a argumentação de que a internet vem se popularizando cada vez mais, e dessa vez englobando a política, pois vem auxiliando nas manifestações e protestos em diversos países, pois se torna um meio em que as pessoas se reúnem virtualmente e se programam para algum evento. Essa popularização se dá, pois a internet abre novas oportunidades e canais de participação para a população, devido às vantagens e facilidades, pelo baixo custo em comparação com outros meios, pelo alto poder de difusão.

Em se tratando de um tema que cada vez mais clama por uma ampla liberdade de expressão, pluralidade de canais de informação a internet se tornou ferramenta indispensável para construção de relações de poder. Mas esse tema, por muitas vezes diverge de opiniões, assim como é para Maria Alice Silveira onde ela reconhece certa limitação frente suas potencialidades, e  que por si só não é suficiente para melhorar a qualidade da democracia.

Em um governo totalitário, um primeiro alvo seriam esses meios de comunicação, na tentativa de censura-los para manter um maior controle da população, pois sendo uma ferramenta de tão vasta funcionalidade, tais como o e-mail, que usualmente é usado para divulgar as pautas, eventos, horários e locais. Outros a usam para divulgar alguma causa e aderir mais simpatizantes e atingir um maior número de pessoas. Há também um movimento chamado de hacktivismo, que é a organização de grupos pela internet com foco na derrubada de páginas por determinada causa.

Por fim, a internet já se tornou meio fundamental e indispensável no auxilio da comunicação e informação, pois é por meio dela que os movimentos sociais conseguem se organizar e articular, criar pautas que por vezes não serão apresentadas nas mídias tradicionais. A internet se tornou uma ferramenta de acesso universal que pode trazer mudanças e abrir espao para uma maior diversidade de opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com