TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

UMA INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO

INTRODUÇÃO

O que é o método científico? Não estranhe se cada cientista lhe der uma resposta diferente. Muitos até dirão que é simplesmente o que eles aplicam para realizar as pesquisas deles, não importa o que façam. Perguntar a um filósofo também não resolverá a questão. É verdade desde o século XVII, pelo menos, diversos filósofos se ocuparam em construir teorias para descrever e regulamentar a atividade científica (que naquela época se chamava filosofia natural). Porém, como essas teorias em geral conflitam umas com as outras, o debate prossegue até hoje, muitas vezes de forma acalorada. Afinal, são assim as questões filosóficas.

Com ou sem filosofia, o fato é que a atividade científica, pelos menos aquela cujos resultados são publicados e discutidos pela chamada comunidade científica, enquadra-se em certas normas implicitamente aceitas por todos. Por exemplo, nenhum cientista menosprezará a necessidade de realizar observações de forma precisa e controlada, ou negará a importância de denunciar claramente as hipóteses em jogo numa determinada experiência.

Nesta primeira aula de laboratório, como uma introdução a (algum) método científico, você terá a oportunidade de realizar observações (e deduções) a respeito de um sistema simples e curioso: um frasco contendo um líquido incolor que, quando agitado, torna-se azul. Deixado em repouso, o líquido volta a ficar incolor. Por que isso acontece? Que líquido é esse?

Uma maneira de tentar responder a essas perguntas é imaginar possíveis explicações para o estranho fenômeno e submeter essas hipóteses a testes experimentais. Quando bem feitos, os testes poderão demonstrar a inviabilidade de uma ou mais hipóteses e assim reduzir o número de explicações possíveis. Desta forma, eliminando as suposições erradas, estaremos nos aproximando cada vez mais da verdade.

O procedimento que acabamos de descrever - hipóteses e testes - é normalmente associado ao nome de Karl R. Popper, o famoso filósofo contemporâneo, um dos muitos que teorizaram sobre metodologia científica. Se você tem inclinações filosóficas, talvez queira consultar a obra de Sir Karl, que já existe quase toda em português (Editora Itatiaia e Editora da UnB), e é fácil de ler. Um dos livros chama-se "Conjecturas e Refutações". Dá um ótimo título para esta experiência.

CONJECTURAS E REFUTAÇÕES

O misterioso líquido será fornecido num erlenmeyer arrolhado. Até segunda ordem, não tire a rolha. E lembre-se de anotar cuidadosamente suas observações no caderno de laboratório.

Comece examinando o sistema, sem agitá-lo. Levando em conta a cor, a viscosidade e a densidade aparentes, faça suposições a respeito da natureza do líquido. Que líquido poderia ser? Quais não poderiam ser?

Agite vigorosamente o conteúdo do frasco e em seguida deixe-o repousar sobre a bancada por alguns minutos. Registre no caderno suas observações.

Nosso problema agora é formular hipóteses para explicar o ocorrido. Depois essas hipóteses serão testadas para ver quais ainda permanecem de pé. Aqui vão quatro possibilidades:

H1: O líquido fica colorido ao entrar em contato com a rolha, que parece impregnada de uma substância azul.

H2: Quando o líquido é agitado, aumenta muito o seu contato com as paredes do frasco. Isto torna o líquido azul.

H3: A agitação aumenta a energia térmica das moléculas, e isto produz a cor azul.

H4: Existe um gás acima do líquido que, ao misturar-se com ele durante a agitação, torna o líquido azul.

É natural - e desejável - que você pense em outras possibilidades. Se esse for o caso, discuta com o instrutor uma maneira de testar suas hipóteses.

Vejamos agora como podemos testar separadamente cada uma das hipóteses acima.

T1: Faça o líquido entrar em contato com a rolha, mas sem agitá-lo. Deixe-o repousar um pouco e depois agite-o sem deixá-lo tocar na rolha. Observe o que acontece em cada caso, e tire sua conclusão a respeito de H1.

T2: Gire o líquido, cuidadosamente e sem agitação, de modo que a superfície de contato com o recipiente aumente. Como fica a hipótese H2?

T3: Esfregue um pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com