TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO CONCEPTUAL

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO CONCEPTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

1 – INTRODUÇÃO CONCEITUAL

O conceito de projetos sustentáveis é fundamentado por questões adotadas para a obtenção de edificações que proporcionam um melhor aproveitamento do ambiente natural disponíveis de forma a não agredi-lo, propiciando um maior conforto térmico com um menor consumo de energia, utilização de materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética, uma boa gestão e economia de água, uso de tecnologias e produtos que não agridam o meio ambiente.

O presente trabalho apresenta um projeto onde foram aplicados alguns princípios de sustentabilidade, visando proporcionar um maior aproveitamento dos recursos naturais de forma sustentável no âmbito de iluminação, consumo de água e de energia. A proposta é demonstrar importância de ter uma relação mais amigável com o meio ambiente e mostrar que projetos de edificações sustentáveis, são formas mais apropriadas e saldáveis de se relacionar com o meio em que se vive.

2 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Para a elaboração do projeto da casa sustentável, adotamos algumas medidas como o uso do aquecedor solar, teto verde, sistema de aproveitamento de água de chuva, e medidas para valorizar o uso da iluminação e ventilação natural.

2.1. – AQUECIMENTO SOLAR

Sabe-se que uma das maneiras mais eficazes de economizar energia elétrica e ao mesmo obter água quente é através do aquecimento solar.

Para majorar a eficiência energética da edificação no que diz respeito ao aquecimento de água, será utilizado o sistema de aquecimento solar.

No projeto desenvolvido foi selecionado o sistema de aquecimento da empresa SOLETROL, que possui cede em Belo Horizonte.

Devido à localização de Belo Horizonte é preciso que as placas de coletores solar estejam voltadas para o norte e que possuam inclinação de 30º aproximadamente para que dessa forma o desempenho do sistema de aquecimento solar seja satisfatório.

Segue abaixo algumas informações e especificações sobre o sistema de aquecimento solar SOLETROL:

Coletor Solar Soletrol Max Alumínio 2,00 m2

Eficiência, beleza e economia são pontos fortes desse produto. A industrialização por processos automatizados em seus materiais metálicos, como o cobre e o alumínio e a agregação de componentes de material termoplástico, deram a esta linha de coletores solares um design inovador e permitiram que sua montagem seja feita sem a necessidade de rebites ou parafusos, dando-lhe excelente vedação e prolongando sua vida útil.

APLICAÇÕES

Este modelo de coletor solar foi desenvolvido para sistemas de Aquecimento Solar de Água em residências, com pressão de Águade até 40 m.c.a. (metros de coluna d'Água).

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Opções de caixa externa em perfis de alumínio, inox ou alumínio colorido com cantoneiras em material termoplástico. Aleta de captação em alumínio. Tubulação interna em cobre, vidros lisos, isolamento térmico em poliuretano (sem CFC) e vedação em borracha de silicone. Este modelo de coletor solar tem vedação total, pois não possui rebites ou parafusos para seu fechamento. Design e tecnologia de última geração. Este produto possui patentes requeridas de uso exclusivo da Soletrol.

Modelo Max Alumínio 2,00 m²

Características

Opções de Superfície Coletora Alumínio

Disposição Vertical

Área Coletora Nominal 2,06 m²

Área Coletora Real 2,00 m²

Peso Aproximado 26 Kg

Pressão de Trabalho 40 m.c.a.

Diametro dos Tubos de entrada/saída de água 22 mm

Dimensões

A -Comprimento: 2000 mm

B - Largura : 1000 mm

C - Largura (icluindo tubos) : 1070 mm

D -Altura: 55 mm

Garantia 5 anos*

Caixa Externa Alumínio Inox

Classificação do INMETRO A A

Eficiência Energética Média (%) 59,7 59,7

Produção Média Mensal de Energia (kWh/mês) 161,3 161,3

Manutenção:

• Lavar os vidros uma vez no mês de abril e uma vez no mês de julho, sempre pela manhã, quando as placas estão frias para evitar o risco de quebra dos vidros por choque térmico.

Reservatório Térmico Superboiler Horizontal de Nível Soletrol Max

Os reservatórios térmicos Superboiler® Soletrol Max propiciam excelente conservação térmica, pois utilizam isolamento duplo de 50 mm em espuma de poliuretano rígido, sem CFC. São fabricados em cobre ou aço inox com acabamento externo em alumínio corrugado e pés em termoplástico. Podem ser instalados ao lado ou embaixo da caixa d'água e em desnível com os coletores solares pois possuem a tecnologia "Horizontal de Nível", patente requerida de uso exclusivo da Soletrol, que facilita a instalação em telhados mais baixos. O Superboiler Soletrol Max possui sistema complementar deaquecimento elétrico com duplo circuito, que em caso de queima da resistência elétrica principal, continuará atendendo com água quente nos dias de chuva, através do circuito secundário.

Aplicações

Esta Linha de Boilers foi desenvolvida para sistemas de aquecimento solar de água em residências, hotéis, motéis, vestiários, etc., que requeiram melhor conservação térmica noturna da água aquecida pelo sol durante o dia. Disponível com pressão deágua de até 2 m.c.a. (metros por coluna d'água) nos modelos com corpo interno em cobre e 5 m.c.a com corpo interno em inox. Recomendado onde se permita a instalação de uma caixa d'água para alimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com