TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO INSTALAÇOES ELECTRICAS

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 11

Objectivo

Informar aos interessados as principais normas que se deve levar ter em conta na manutenção das instalações electricas mediantes as normas NBR.5410.         

Disponibilizar uma metodologia para implantação de um sistema de manutenção em instalações elétricas.

Introdução

Neste trabalho abortarei de uma forma sucinta sobre a manutenção das instações electricas;que a partir do momento em que começa a ocorrer o envelhecimento dos equipamentos e instalações, surge a necessidade de uma racionalização das técnicas e dos procedimentos de manutenção.

        

1- Conceitos importantes a respeito de manutenção

            Em função do exposto dizer que a política de manutenção deve estabelecer objectivos técnico-econômicos relativos ao domínio das instalações e equipamentos, e deve ser estabelecida levando em conta três fatores:

                 • Factor técnico: disponibilidade e durabilidade dos equipamentos;

                 • Factor econômico: menores custos de manutenção;

                 • Factor humano: melhores condições de trabalho, segurança e qualidade dos serviços prestados.

            Para realizar esta atividade pode-se adotar um dos diversos tipos de manutenção descritos a seguir:

                   Manutenção Corretiva Não Planejada - É a correção da falha do equipamento de maneira aleatória, ou seja, caracteriza-se pela actuação da manutenção em fato que já ocorreu, seja este uma falha ou desempenho menor que o esperado.

                   Manutenção Corretiva Planejada - “A Manutenção Corretiva Planejada é a correção do desempenho menor que o esperado ou da falha, por decisão gerencial, isto é, pela atuação em função de acompanhamento preditivo ou pela decisão de operar até quebrar”, (KARDEC e NASCIF, 2001, p. 38).

                    Manutenção Preventiva - Inversamente à política de manutenção corretiva, a manutenção preventiva procura obstinadamente evitar a ocorrência de quebra, ou seja, procura prevenir com ações estruturadas no equipamento.

                    Manutenção Preditiva - “Manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada”, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva”, (ABNT NBR 5462-1994. In: FILHO, 2000, p. 82).

                     Manutenção Detectiva - É o processo de agir nos sistemas de proteção buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção.

           Porém, o excesso de manutenção pode ter um custo elevado, E o desafio de um bom sistema é buscar o equilíbrio entre as políticas adotadas. Sendo assim é necessário agir de forma planejada e antecipada para buscar o ponto ideal. As curvas abaixo representam esta busca.

1.1-A NBR5410 E A manutenção das instalações

A norma brasileira NBR5410, que estabelece os critérios para projeto, execução e manutenção para instalações elétricas em baixa tensão determina em seu item :

“Devem-se estimar a freqüência e a qualidade da manutenção com que a instalação pode contar, ao longo de sua vida útil. Esse dado deve ser levado em conta na aplicação das prescrições de forma que:

  • As verificações periódicas, os ensaios, a manutenção e os reparos necessários possam ser realizados de forma fácil e segura;
  • A efectividade das medidas de proteção fique garantida;
  • A  confiabilidade dos componentes, sob o ponto de vista do correto funcionamento da instalação, seja compatível com a vida útil prevista desta.”

E ainda, a mesma norma fala da periodicidade necessária para a manutenção  conforme transcrito a seguir:

  • “A periodicidade da manutenção deve ser adequada a cada tipo de instalação. Por exemplo, essa periodicidade deve ser tanto menor quanto maior a complexidade da instalação (quantidade e diversidade de equipamentos), sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que está sujeita.”

1.2-Avaliação de instalações elétricas

Para atender este objetivo deve ser feita uma avaliação periódica da entrada de energia, dos quadros de distribuição, dos condutores e proteções e do sistema de aterramento e proteção contra choques.

Também é importante destacar que para realizar esta inspeção (avaliação) das instalações devem ser levadas em contas diversas normas, tais como:

- NBR 5410 – Instalações Elétricas em Baixa Tensão

- NBR 5419 – Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

- NBR 14037 – Manual de operação, uso e manutenção das edificações – conteúdo e recomendações para elaboração e apresentação

- NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade

- NTC’s – Normas Técnicas da Copel

- Legislação municipal

Para os profissionais acostumados a trabalhar com instalações elétricas é senso comum que tais instalações geralmente encontram-se em condições deficientes de manutenção e que em geral o seu estado atual não atende as recomendações da ABNT.

1.3- Metodologia de gestão da manutenção

Sugere-se que a manutenção preventiva seja realizada utilizando os serviços de uma empresa externa que fará a gestão da manutenção, cabendo ao síndico apenas o controle das intervenções através de relatórios emitidos pela empresa. Trata-se de uma boa alternativa, principalmente no caso dos síndicos que não têm dedicação exclusiva ao condomínio, pois a falta do tempo leva muitas vezes a um descaso quanto a conservação das instalações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (626.2 Kb)   docx (2.8 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com