TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Seminário: INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Seminário  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

- O campo de estudo das Relações internacionais emerge após os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

- Seus efeitos foram sentidos de tal maneira pelos Estados, que estes passaram a se preocupar não apenas com as questões domésticas, mas também com os fenômenos externos, ou como no caso da Primeira Guerra Mundial em grandes dimensões.

ANTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

- As relações internacionais, na verdade, sempre foram estudadas. Melhor dizendo, desde que o sistema europeu de Estados se formou, a partir da Paz de Westphalia (1648) , estadistas e intelectuais em geral passaram a se dedicar à reflexão sobre os fenômenos da paz e da guerra entre os Estados.

- Questões de política exterior eram da alçada exclusiva dos diplomatas, uma elite profissional bem-educada, mas pouco conhecida da sociedade. Campo restrito também incluía historiadores e juristas.

- Se houvesse alguma guerra ou conflito que causasse incerteza quanto à segurança do país ou de algum vizinho, o assunto certamente seria discutido nas esferas militares sem que muito fosse revelado à opinião publica.

DEPOIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

- Os acadêmicos que se reuniram neste período tinham como objetivo organizar uma disciplina em torno do estudo da questão da guerra e, mais precisamente, com a finalidade de livrar a humanidade de suas consequências nefastas.

- Hoje particularmente é inegável que tanto variáveis endógenas como exógenas influenciam nas ações estatais e no próprio sistema internacional.

- A evolução teórica das Relações Internacionais tem sido marcada por “Grandes Debates” os quais registram o confronto das teorias emergentes com as teorias dominantes (Inglaterra - papel hegemônico no século XIX e início do século XX- nasceu da cooperação entre diversos segmentos universitários e a diplomacia, dava importância aos fatores culturais / Estados Unidos - hegemônico a partir do século XX, especialmente após a II GM - ligada à área da ciência política, com caráter eminentemente prático, ou seja, resolver problemas concretos enfrentados pelos Estados)

PREDOMÍNIO DE TEORIAS ANGLO-SAXÔNICAS!!!

- Tanto a Inglaterra como os Estados Unidos estavam preocupados com a manutenção do poder (preservação do status quo internacional). Por essa razão tinham interesse em desenvolver pesquisas na área de relações internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com