TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DE PROCEDIMENTOS LOGÍSTICOS DE FUGINI FOODS LTDA

Projeto de pesquisa: INVESTIGAÇÃO DE PROCEDIMENTOS LOGÍSTICOS DE FUGINI FOODS LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.818 Palavras (28 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 28

ESTUDO DOS PROCEDIMENTOS LOGÍSTICOS DA FUGINI ALIMENTOS LTDA

Projeto apresentado como requisito para conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II, do 4º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Logística EAD da Universidade Anhanguera/UNIDERP, turma 04, sob a orientação do (a) Professor (a) Pedro Piva Júnior.

RESUMO

O objetivo deste trabalho é demonstrar o processo logístico de uma empresa do setor alimentício, a Fugini Alimentos. Este processo é responsável diretamente pelo crescimento global da empresa e por isso justifica-se sua analise sobre o ponto de vista da administração de matérias; operações de terminais e armazéns; transportes, distribuição e seguros; logística internacional e qualidade em sistemas logísticos. Cada um destes elementos é responsável pelo resultado final do processo logístico, ou seja, um elemento dos citados acima que não estejam efetivamente apresentando bom resultados podem apresentar resultados negativos que, por sua vez, resultará basicamente em ineficiente do sistema logístico com conseqüente resultado na imagem da empresa, que cresce a cada dia que passa. Portanto, será discutido ao longo deste trabalho a importância de gestão de estoque no âmbito da administração de materiais, questões relacionadas à armazenagem e movimentação de matérias, tanto internamente, como externamente, observando a questão da otimização dos espaços de armazenagem e movimentação interna. No que se refere aos transportes e distribuição será tratada a importância de ter o produto no lugar certo e no tempo certo. Com relação à logística internacional, foco principal deste trabalho será feito uma análise sobre o ponto de vista de como este elemento deve ser bem estruturado para gerar resultados positivos para a empresa. A qualidade em sistemas logísticos também informará aspectos relevantes sobre a questão de transportes de carga e passageiros.

PALAVRAS-CHAVE: logística internacional, modais de transporte, qualidade, administração de materiais.

SUMÁRIO

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 6

1.1. Objetivos 6

1.2. Método de pesquisa 6

1.3. Dados da empresa 7

1.3.1. Os produtos 7

1.3.2. Características gerais da empresa 7

1.3.3. A situação atual da empresa 8

1.3.4. A administração de materiais da Fugini. 9

1.3.5. As operações de armazenagem da Fugini 11

1.3.6. A questão de transportes, distribuição e seguros da Fugini. 12

1.3.7. A logística internacional 12

1.3.8. A qualidade em sistemas logísticos 13

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 15

2.1. A importância daadministração de materiais para o atendimento ao cliente 15

2.2. Operações de terminais e armazéns como diferencial competitivo 16

2.3. O transporte, a distribuição e seguros relacionados ao diferencial competitivo. 18

2.4. A logística internacional: uma tendência para a sobrevivência das empresas 20

2.5. A qualidade nos sistemas logísticos 21

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 24

3.1. Administração de materiais 24

3.2. Operação de terminais e armazéns 24

3.3. Transporte, distribuição e seguros. 25

3.4. Logística internacional 25

3.5. A qualidade em sistemas logísticos. 26

CONSIDERAÇÕES FINAIS 27

REFERÊNCIAS 28

INTRODUÇÃO

Analisando as tendências de mercado atuais em que as empresas buscam constantemente melhorias em seus processos para viabilizar suas atividades através da redução de custos e do atendimento satisfatório aos seus clientes, buscando participar cada vez mais no mercado competitivo surge e necessidade de buscar alternativas para esta abordagem. A logística é hoje uma das áreas que as empresas utilizando para criar estes diferenciais competitivos.

Mediante a estes aspectos, o trabalho vai demonstrar através de dados coletados de uma empresa do setor alimentício, a Fugini Alimentos, e também por meio de uma fundamentação teórica, a importância do sistema logístico baseado na administração de materiais; operações de terminais e armazéns; transportes, distribuição e seguros; logística internacional e qualidade de em sistemas logísticos.

Este trabalho apresenta a seguinte estrutura: no Capítulo 1 é apresentando os objetivos da pesquisa, a metodologia de trabalho e dados da empresa estudada, sobre o ponto de vista citadoacima, ligando os dados históricos da empresa com as abordagens estudadas.

O Capítulo 2 trata-se de uma fundamentação teórica sobre as disciplinas relevantes para o trabalho, que servirá de base para a ligação entre teoria e prática e teoria para possíveis sugestões de melhoria apresentadas no Capítulo 3.

Finalizando o trabalho, o Capítulo 4 apresenta as considerações finais mediante o estudo teórico e prático realizado ao longo do trabalho.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

1.1. Objetivos

Considerando o processo de logística importante para o desenvolvimento de uma empresa, tanto em cenário nacional, como global, visto a necessidade cada vez maior de expandir o campo de atuação das empresas, entende-se a necessidade de um desenvolvimento de uma análise crítica da cadeia logística de uma empresa a fim de encontrar melhorias e oportunidades para seu crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com