TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO FITOCÍMICA DE VEÍCULOS DE LICENÇAS BIOSIFOLIA REISSEK

Resenha: INVESTIGAÇÃO FITOCÍMICA DE VEÍCULOS DE LICENÇAS BIOSIFOLIA REISSEK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO FITOQUÍMICO DAS CASCAS DO TRONCO DE SCUTIA BUXIFOLIA REISSEK

A família Rhamnaceae e constituída por plantas arbustivas e arbóreas. A espécie Scutia buxifolia,pertencente à família Rhamnaceae, é nativa da região sul da América do Sul,com ocorrência predominante no estado do Rio Grande do Sul (Brasil, Argentina e Uruguai, sendo conhecida popularmente como Coronilha. Ensaios farmacológicos demonstram atividade cardiotônica, hipotensora e diurética. O presente trabalho teve por objetivo a realização da triagem farmacognóstica de extratos de S. buxifolia. A análise fitoquímica demonstrou resultados semelhantes para a presença de ácidos voláteis, compostos fenólicos , esteróides e triterpenos , heterosídeos antociânicos, cardioativos , cianogênicos , flavônicos e saponínicos. Palavras-chave: Scutia buxifolia,coronilha,análise fitoquímica.

A espécie Scutia buxifolia (Figura 1), conhecida popularmente como coronilha, canela-de-espinho ou espinho-de-touro, é uma planta nativa da América do Sul, ocorrendo principalmente no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai (BOLIGON et al., 2009; WASICKY et al., 1964). No Rio Grande do Sul, encontra-se em florestas com araucárias, florestas ribeirinhas na Serra do Sudeste e no Litoral Sul (SOBRAL et al., 2006). Ocorre também ocasionalmente na Depressão Central e é frequente em certas regiões elevadas da Serra do Sudeste.

É uma pequena árvore ou arbusto de até seis metros de altura, sua copa é esférica generalizada e possui espinhos. Sua folhagem persistente varia de cor em função da sua exposição ao sol, a partes expostas ao sol apresentam cor verde claro e a sombra verde escuro, as folhas são opostas até alternas, inteiras ou com poucos dentes e lustrosas, variam de 2-4 cm de comprimento e 1-2 cm de largura. Inflorescências em fascículos axilares com flores pequenas e verdes, que podem ser vistas na primavera (floresce entre outubro e janeiro). O fruto tem de 3 a 5 mm de diâmetro, drupa globosa, e apresenta uma cor escura quando atinge a maturidade (a espécie frutifica no mês de março). Scutia buxifolia, pertencente à família Rhamnaceae, é usada popularmente como cardiotônica, hipotensora e diurética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com