TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO NO MEIO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: ISO NO MEIO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

INTRODUÇÃO 4

ISO 9000 5

ANTECEDENTES 5

BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001 6

PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE 6

SOBRE A ISSO 7

ISO 14000 7

ESTRUTURA 7

ISO 26000 8

CONCLUSÃO 10

INTRODUÇÃO

O sistema de gestão empresarial vem passando por modificações, gerando um processo de mudança radical de suas estratégias, isso é um reflexo dos avanços tecnológicos e da busca da melhoria contínua dos recursos para aumento da produtividade empresarial, visando o aumento expansivo de seus lucros no mercado competitivo.

Com a globalização e o reconhecimento internacional de inúmeras empresas pelas certificações ISO (International Organization for Standardization), torna-se necessário considerar os efeitos que atividades e políticas corporativas podem exercer sobre a sua reputação no mercado.

As organizações devem pensar cuidadosamente sobre o impacto social das suas operações, além das condições sob as quais operam os seus colaboradores e parceiros de negócio, significando controlar e colocar em prática o respeito aos direitos humanos para com os colaboradores, parceiros e com reflexos a seus clientes e a comunidade que o cerca, num caminhar para o desenvolvimento sustentável.

ISO 9000

ISO 9000 é o conjunto de Normas que visam padronizar e melhorar continuamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas no mundo inteiro. O foco principal é o cliente: atendimento na íntegra e em conformidade com requisitos especificados, bem como sua crescente satisfação.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quantos materiais, produtos, processos e serviços.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

ANTECEDENTES

Desde os seus primórdios, a industrialização levantou questões relativas à padronização, ao gerenciamento de processos e à qualidade dos produtos. No início do século XX, destacaram-se os estudos de Frederick Taylor visando racionalizar as etapas de produção, aproveitados com sucesso por Henry Ford, que implantou a linha de montagem.

A padronização internacional começou pela área eletrotécnica, com a constituição, em 1922, da International Electrotechnical Commission (IEC).

O seu exemplo foi seguido em 1926, com o estabelecimento da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA), com ênfase na engenharia mecânica. As atividades da ISA cessaram em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o final do conflito, em 1946 representantes de 25 países reuniram-se em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional, com o objetivo de "facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais". A nova organização, a Organização Internacional para Padronização, iniciou oficialmente as suas operações em 23 de fevereiro de 1947 com sede em Genebra, na Suíça.

Com a acentuação da globalização na década de 1980, aumentou a necessidade de normas internacionais, nomeadamente a partir da criação da União Europeia.

Segundo Seddon, "Em 1987, o governo britânico persuadiu a Organização Internacional para Padronização (ISO) a adotar a BS 5750 como uma norma padrão internacional. A BS 5750 tornou-se a ISO 9000.”.

A NBR ISO 9000:2005 define a Gestão da Qualidade como:

"Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade"

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: a satisfação do cliente.

Nesse contexto, a organização é entendida como a Superintendência de Informática (SINFO) e os clientes são os usuários de tecnologia da informação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) que têm acesso à infraestrutura de TI.

Os clientes exigem produtos com características que satisfaçam as suas necessidades e expectativas. Essas necessidades e expectativas são expressas nas especificações de produto e são, geralmente, designadas como requisitos do cliente.

BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001

Um sistema de gestão da qualidade eficaz oferece muitos benefícios, mas eles somente podem ser alcançados pela organização que os reconheceu. Alguns benefícios de um SGQ eficaz são:

Aumento da satisfação e lealdade dos clientes, porque assegura que seus requisitos são atendidos;

Redução dos custos operacionais, através da diminuição dos custos da qualidade e aumento da eficiência, alcançado como resultado da prevenção intensificada versus correção;

Melhoria da transferência de conhecimento dentro da empresa;

Melhora do estado de espírito e aumento da motivação dos empregados na medida em que eles trabalham com maior eficiência;

Uma organização que se certifica na NBR ISO 9001 se torna mais organizada e é reconhecida pela competência de seus produtos e serviços, pois atende a requisitos internacionais de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com